Bruta!

Ford F-150 Raptor R é uma caminhonete monstro com motor V8 de 710 cv

Picape, que deve assumir o posto de mais rápida do planeta, tem mecânica de Mustang e grande capacidade off-road

Ford F-150 Raptor cinza de frente descendo duna de areia
Modelo tem capô, grade e para-choque dianteiro com visual exclusivo Foto Ford/Divulgação

A Ford apresentou nos Estados Unidos a nova F-150 Raptor R, caminhonete mais potente e rápida já produzida pela marca. No lugar do já respeitável motor 3.5 V6 sobrealimentado do modelo convencional, capaz de desenvolver 456cv de potência e 70,4kgfm de torque, a versão ainda mais brava adotou um V8 5.2 supercharger com nada menos que 710 cv e 88 kgfm!

Trata-se do mesmo propulsor do Ford Mustang Shelby GT500, porém recalibrado para entregar mais força em baixas e médias rotações. No cupê ele entrega torque ligeiramente inferior, de “apenas” 86,4 kgfm. Por outro lado, a potência é maior, atingindo 770 cv. Assista ao vídeo e veja a caminhonete em ação!

A nova picape já teve a pré-venda iniciada hoje nos EUA, mas só começa a ser produzida em série no final do ano. Com a Raptor R, a Ford dá uma resposta à RAM TRX, que detinha o título de picape mais rápida da atualidade, graças ao motor V8 de 712 cv: apesar de ser 2 cv mais potente, a caminhonete concorrente é 181 kg mais pesada, o que deve deixá-la em ligeira desvantagem em performance.

Ford F-150 Raptor R é rápida em qualquer terreno

De acordo com a Ford, a F-150 Raptor R tem projeto inspirado nas competições Baja 1000, realizadas nos desertos da América do Norte. Desse modo, a caminhonete consegue desenvolver altas velocidades, mas também encara desafios off-road com total desenvoltura.

Ford F-150 Raptor R cinza vista de lateral atravessando terreno arenoso
Ford afirma que o estilo da F-150 Raptor R é inspirado em predadores do deserto

Para conseguir conciliar boa performance nesse tipo de situação, a Ford F-150 Raptor R tem uma altura livre do solo de 33cm. Claro, não falta tração nas quatro rodas, associada a um câmbio automático de 10 marchas.

O conjunto mecânico inclui ainda um sistema de suspensão totalmente voltado para o uso off-road, com direito a amortecedores eletrônicos que permitem ajuste independente em cada roda. O curso é de generosas 13 polegadas na frente e de 14,1 polegadas atrás.

Interior da F-150 Raptor R, com bancos dianteiros em destaque
Interior traz bancos esportivos Recaro e espaço para cinco ocupantes

O escapamento da Ford F-150 Raptor R tem uma válvula que permite ajustar o som entre quatro opções: Normal, Sport, Quiet e Baja. Outros aspectos do veículo, como direção, suspensão e tração, também podem ser customizados, memorizados e acionados por um só comando, pelo botão “R” na direção.

A Ford Raptor R traz ainda outras tecnologias de auxílio à direção: entre elas, há o Trail Turn Assist, que permite reduzir o raio de giro em curvas fechadas; o Trail Control, que é uma espécie de piloto automático para off-road; e o One-Pedal Drive, que possibilita controlar o acelerador e o freio apenas com um pedal, para auxiliar no off-road extremo, como subida em rochas.