Carro de campeão?

Fiat Tipo de Nigel Mansell vai a leilão, mas, não está fazendo sucesso…

Até agora, hatchback recebeu proposta de apenas 6 mil euros. Confira como o modelo foi parar na garagem do ex-campeão de Fórmula 1

Fiat Tipo 1990 que pertenceu ao piloto Nigel Mansell
Fiat Tipo dado a Mansell recebeu a pintura British Racing Green e rodas exclusivas Fotos: Catawiki/Divulgação

Onde estão os fãs do piloto britânico Nigel Mansell, que ainda não arremataram seu Fiat Tipo no leilão da Catawiki? Tudo bem, não estamos falando de um supercarro, mas o lance máximo que o modelo recebeu até agora foi de 6 mil euros. E a casa de leilões nem espera faturar muito mais que isso pelo hatchback, e bate o martelo por algo entre 8 mil e 10 mil euros.

Mansell foi presenteado com o Fiat Tipo após o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Itália, no circuito de Monza, em 9 de setembro de 1990. O presente foi oferecido pela própria Fiat no nome de Cesare Romiti, que era diretor do Grupo e comemorava a milionésima unidade fabricada. O “Leão”, apelido do piloto bigodudo à época, corria pela Ferrari.

O Fiat Tipo de Mansell veio pintado com o verde tradicional dos carros de corrida britânicos. O volante do veículo também veio com o volante na direita, já que naqueles países eles dirigem do lado “errado” da via. Curiosidade: nesse mesmo dia o piloto Alain Prost também recebeu um Fiat Tipo azul, cor das escuderias francesas.

De acordo com a publicação italiana Ruote Classiche, Mansell ficou com o Fiat Tipo por pouco mais de um ano. Que desfeita do britânico! Também, vamos ser francos, trata-se de carro um tanto humilde para um campeão de Fórmula 1. O veículo só foi registrado (pelo primeiro comprador) em 1992, com menos de 700 quilômetros rodados. Isso explica porque o modelo não está tendo muita procura.

Fiat Tipo de Mansell está em boas condições

Mas, conforme a descrição do leiloeiro, o carro está muito bem para os seus 32 anos. A “quilometragem” registrada no painel é de 81.980km. Muito novo, vou comprar!

Leia também: Donos de Fiat Tipo incendiados podem ganhar R$ 500 mil de indenização

O motor 1.8 a gasolina tem 112cv de potência e o câmbio é manual. O leiloeiro avaliou a mecânica como “boa”, mas passível de receber alguma manutenção e reparos.

De forma geral a carroceria está boa, com alguns danos normais para um carro dessa idade. O interior está ótimo, como é esperado de um veículo tão pouco usado.

Comercial do Ford Fusion conta rivalidade entre Mansell e Nelson Piquet