Se, por um lado, a eletrificação nos remete a algo moderno e novo, por outro, a Fiat parece ver as coisas de maneira contrária. Segundo a imprensa italiana, a montadora ressuscitará o seu polêmico Fiat Multipla - considerado por muitos como o carro mais feio do mundo - em um SUV elétrico.
Dessa forma, o modelo fará parte do plano de eletrificação da Fiat na Europa e deverá retornar em 2025. É possível que ele chegue para substituir os modelos Fiat 500X e Tipo, mas detalhes técnicos, bem como imagens do modelo reestilizado, ainda não foram divulgados.
Fiat Multipla e a sua fama nada boa
O Fiat Multipla foi lançado, inicialmente, em 1998, gerando grande repercussão pelo seu visual um tanto quanto peculiar. A sua frente era "bicuda" e o teto alto, já que o para-brisa era separado do capô.
Em 2004 ele foi reestilizado, ganhando dianteira inspirada no Fiat Idea e com maior nível de harmonia entre as linhas. O modelo permaneceu em produção até 2010, quando saiu de linha.
Para o herdeiro elétrico do carro mais feio do mundo, espera-se um visual um pouco mais normal. Ou não, afinal, seja no bom ou mal sentido, o que importa é que o modelo não saiu da boca do povo.
O plano de eletrificação inclui outros lançamentos
Além do Fiat Multipla revivido, a marca italiana planeja outros lançamentos importantes dentro de seu projeto de eletrificação para a Europa.
Dentre eles, está, por exemplo, o Fiat 600, que também retornará do passado, tendo lançamento esperado para 2023. Ele já foi flagrado em testes e terá versões com motor elétrico e a combustão.
Além dele, uma nova geração do Fiat Panda também chegará ao mercado. Com ela, o modelo será posicionada entre o 600 e o futuro Fiat Multipla EV. Assim como este último, o Panda será totalmente elétrico.
O VRUM testou o novo Fiat Fastback; confira o vídeo!
- Para mais vídeos, acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!