O Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra, é um dos eventos de antigomobilismo mais tradicionais do planeta. E também um dos mais espetaculares: afinal, reúne vários carros esportivos clássicos, que são colocados em ação e aceleram forte no circuito montado no local. Porém, infelizmente, às vezes algo dá errado, como ocorreu com uma Ferrari 250 GTO ano 1962.
O veículo em questão participava de uma prova disputada por nada menos que 18 configurações da Ferrari 250, como SWB e LM. Eis que, repentinamente, enquanto fazia uma curva, o motor V12 do modelo sofreu uma explosão, provocando, literalmente, uma bola de fogo. Logo em seguida, o esportivo roda, mas, por sorte, não é atingido por outros participantes. Assista ao vídeo:
As imagens mostram que o fogo não chegou a se alastrar pelo carro. Na verdade, as chamas cessam logo após a explosão, o que indica que os danos ficaram restritos à parte mecânica. Informações preliminares indicam que a causa do fogo foi um vazamento em uma tubulação de óleo.
Mesmo assim, o prejuízo deve ter sido grande, já a Ferrari 250 GTO é um carro clássico raro e valorizado: um exemplar em boas condições pode custar até US$ 50 milhões, valor que equivale a aproximadamente R$ 247 milhões. Além dessas questões, o modelo tem importância histórica na trajetória do fabricante.
Aliás, todos os veículos envolvidos na prova são raros e extremamente valiosos, com preços na casa das dezenas ou até das centenas de milhões de reais. Assim, não é exagero dizer que, somados, os bólidos participantes atingem a casa dos bilhões.
Felizmente, explosão em Ferrari não deixou vítimas
Quem estava ao volante do bólido era o ex-piloto de Fórmula 1 Karun Chandhok. Ele havia largado cerca de 10 minutos antes, na sexta posição, mas havia conseguido chegar ao terceiro lugar logo nas primeiras voltas. Porém, no momento do incidente, ele estava na quarta colocação. Felizmente, o automobilista conseguiu sair do veículo rapidamente e não sofreu qualquer tipo de lesão.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!