UAI

Projeto de Lei quer proibir tráfego na faixa da esquerda. Entenda

Visando melhorar o fluxo do trânsito, o projeto pretende permitir o uso da faixa da esquerda apenas em situações específicas

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Muitos motoristas lentos, na faixa da esquerda, acabam não dando passagem aos carros em alta velocidade
Muitos motoristas lentos, na faixa da esquerda, acabam não dando passagem aos carros em alta velocidade Fotos: Muitos motoristas lentos, na faixa da esquerda, acabam não dando passagem aos carros em alta velocidade

Tanto no Brasil quanto em outros países, a faixa da esquerda é, normalmente, priorizada a motoristas que circulam em alta velocidade ou querem realizar uma ultrapassagem. Apesar disso, ainda é comum ver por aí condutores desrespeitando essa regra, o que acaba por travar a circulação do trânsito - e, claro, frustrar aqueles que querem dirigir com mais agilidade. Pensando nisso, na Flórida, EUA, um novo Projeto de Lei está sendo proposto para regulamentar essas situações.

De número 254, o PL proíbe que os motoristas que trafegam em estradas com limite de velocidade a partir de 105km/h ocupem a faixa da esquerda. O uso da mesma só seria permitido em situações específicas: ultrapassagens; conversões, seguindo orientação de controle de tráfego (como em obras rodoviárias); ou condução de veículos de emergência.

Vale lembrar que a atual lei da Flórida, assim como no Brasil, determina que os motoristas podem circular na faixa da esquerda, mas devem ceder aos que vêm atrás em velocidade maior. O problema, no entanto, é que, como a legislação não impõe penalidades, e muitos condutores lentos simplesmente ignoram essa regra e não dão passagem para aqueles em alta velocidade.

Caso seja aprovado, o novo projeto passará a multar os motoristas que desrespeitarem as restrições da faixa da esquerda. Com isso, a ideia é promover soluções para reduzir o congestionamento, o número de acidentes e, em especial, a incidência de violência no trânsito.

Flórida já tentou regulamentar o uso da faixa da esquerda

Além do atual PL 254, outros dois com ideia semelhantes foram apresentados recentemente, mas acabaram não sendo aprovados.

Uma das razões apresentadas para a rejeição da proposta foi a de que as novas regras poderiam confundir os motoristas que estão cientes da “Lei de Move Over” já existente, que exige que os veículos mudem de faixa quando carros, viaturas ou veículos de emergência estejam à direita.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas