Várias fábricas de carros localizadas na Argentina estão com a produção ameaçada por um motivo inusitado: falta de pneus. É que os três principais fornecedores estabelecidos no país vizinho, Bridgestone, Pirelli e Fate, enfrentam uma greve geral e não pararam de abastecer a indústria automobilística nesta segunda-feira (26). E, claro, sem esses componentes, é impossível concluir a manufatura de veículos.
De acordo com a imprensa local, Bridgestone, Pirelli e Fate são as únicas produtoras de pneus da Argentina. Consequentemente, abastecem praticamente todas as fabricantes de carros e motos sediadas no país. Como, atualmente, quase todas elas trabalham no sistema just-in-time, com fornecimento constante, os estoques podem não ser suficientes para manter as atividades até o fim desta semana.
Vale lembrar que, em todo o planeta, a indústria automobilística já vinha enfrentando paralisações esporádicas desde o ano passado, devido à crise dos semicondutores. Com a escassez também de pneus, as fábricas de carros estabelecidas na Argentina passam a sofrer com a falta de dois tipos de componentes.
Essa não é a primeira vez que as fábricas de carros argentinas enfrentam falta de pneus. No último mês de junho, piquetes nas unidades fornecedoras também causaram paralisações, em especial nas unidades industriais da Renault e da Nissan. O Ministério do Trabalho do país participa das negociações entre multinacionais e sindicatos, mas ainda não houve acordo.
A produção local de autopeças é essencial para a indústria automobilística argentina. Isso porque o governo adota uma estratégia fiscal que concede incentivos aos fabricantes com sede no país, taxando produtos estrangeiros. Consequentemente, a importação de pneus aumentaria significativamente o custo de produção dos veículos.
Paralisações em fábricas de pneus na Argentina afetarão os carros no Brasil?
Várias multinacionais com fábricas na Argentina exportam carros para o Brasil, entre as quais Toyota, Stellantis (Fiat, Peugeot e Citroën), Volkswagen, Ford e Chevrolet além das já citadas Renault e Nissan. Assim sendo, interrupções na produção local podem causar escassez de alguns produtos no mercado nacional.
Você sabe como calibrar um pneu? Assista ao vídeo e confira!
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!