O mercado automotivo em 2022 foi novamente dominado pelas cores acromáticas - ou seja, neutras - representadas pelo branco, preto, prata e cinza - pois, supostamente, são mais fáceis de revender. Esse império, contudo, ainda dá brechas para que novas alternativas apareçam. É o caso das cores de carros com tons cromáticos que, segundo um novo relatório internacional, estão aparecendo cada vez mais nas ruas.
Segundo o Relatório de Cores para Revestimentos Automotivos de 2022, da multinacional alemã BASF, a paleta de cores automotivas está se expandindo cada vez mais. O relatório mostra que cores de carros atípicas como o amarelo, laranja, verde e violeta conquistaram uma significativa participação no mercado.
As cores de carros preferidas no mundo
Nos países da Europa, África e Oriente Médio, as duas cores mais populares (branco e preto) continuaram aumentando. Já as cores de carro cinza e prata, por sua vez, deram um pouco de espaço para a chegada de novas tonalidades.
O laranja começou a aparecer nas preferências dos compradores de automóveis, e o amarelo, marrom e verde ganharam alguns pontos percentuais. Já os líderes de venda entre as cores cromáticas (o azul e o vermelho) também perderam um pouco de espaço segundo o relatório.
Na América do Norte as cores acromáticas também predominam, mas perderam alguma participação no mercado, sobretudo em veículos pesados. Tons terrosos como bege, marrom e verde estão aumentando cada vez mais por lá.
Nos países da Ásia e do Oceano pacífico a tendência são os tons de cinza. A cor cinza ganhou cerca de seis pontos percentuais de popularidade, tomando espaço do mercado de azul, vermelho, dourado e marrom.
América do Sul: branco e cinza são as cores mais vendidas
“A América do Sul ainda é uma região conservadora. Comprar um veículo aqui significa que você pode não ter a mesma variedade de cores, mas dentro de cada espaço de cor, há alguns efeitos realmente empolgantes e diferentes.”
Marcos Fernandes, Diretor de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul
Por aqui, o branco é de longe o favorito, e o cinza ganha do preto na participação de mercado para as cores de carro acromáticas.
Para as cores cromáticas, o vermelho e o azul são líderes e ficaram estáveis em comparação com anos anteriores, enquanto que o marrom ganhou certo espaço do mercado. Essas cores foram escolhidas principalmente para veículos menores.
Os carros maiores e SUVs representaram uma maior proporção de cores acromáticas, incluindo efeitos novos e variados.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!