Chevrolet

Com semicondutores em falta, Onix e Tracker perdem conectividade

Modelos derivados da plataforma GEM virão sem Bluetooth, Android Auto e Wi-Fi. Chevrolet garante que terá novo módulo para habilitar funcionalidades quando situação for normalizada

Sistema multimídia dos Chevrolet Onix e Tracker vão perder, temporariamente, alguns recursos de conectividade
Sistema multimídia dos Chevrolet Onix e Tracker vão perder, temporariamente, alguns recursos de conectividade Sistema multimídia dos Chevrolet Onix e Tracker

Os Chevrolet Onix (hatch e sedan) e Tracker estão prestes a perder, em caráter temporário, importantes funções de conectividades. O motivo não poderia ser outro: a escassez de semicondutores. A “matéria prima” é indispensável para a oferta de equipamentos eletrônicos. Quanto mais eletrônica embarcada tem um modelo, mais semicondutores eles vão demandar.

A partir de julho, o sistema My Link da família Onix e do Tracker deixam de trazer Bluetooth, Wi-Fi e o Android Auto. Isso significa que os usuários do sistema não poderão nem atender ligações telefônicas e nem escutar música por meio de um aplicativo como o Spotify. Quem se acostumou a ter o carro literalmente ligado à internet, que permite recursos avançados, também ficará na mão.

No caso do sistema Android Auto, o espelhamento do smartphone na tela de 8 polegadas do My Link também deixa de funcionar. Já o sistema Apple CarPlay deixa de funcionar no modo wireless, exigindo o uso do cabo.

VÍDEO DEMONSTRA ALGUMAS FUNÇÕES QUE SERÃO PERDIDAS NO ONIX E NO TRACKER

Problema pode ser solucionado no futuro

No entanto, a Chevrolet garante que, no futuro, vai providenciar um novo modulo capaz de habilitar estas funcionalidades. Porém, a marca é clara ao afirmar que não tem previsão de quando vai disponibilizar esse módulo no mercado.

Vale a pena pagar mais pelos 17cv extras do Chevrolet Tracker 1.2 Premier?

Também é bom ficar claro que esse módulo complementar não será dado ao cliente, mas comercializado. Naturalmente, ainda não se sabe o preço. Para compensar isso, a marca afirma que as versões de Onix, Onix Plus e Tracker terão preços mais acessíveis.

Confira a nota divulgada pela Chevrolet quanto a situação de Onix e Tracker

A cadeia global de suprimentos ainda tem demonstrado imprevisibilidade no fornecimento de componentes, com impactos pontuais na indústria automotiva mundial. Estamos trabalhando ativamente com nossos fornecedores para mitigar potenciais paralisações na produção e buscar alternativas no intuito de otimizar o prazo de entrega dos produtos aos nossos clientes. Por isto, temporariamente, versões dos modelos Onix, Onix Plus e Tracker terão novos pacotes de vendas, mais acessíveis, sem dispor de determinadas funcionalidades do multimídia. A GM informa ainda que será possível a aquisição futura pelo cliente de um novo modulo capaz de habilitar estas funcionalidades. Neste momento, porém, não temos previsão do prazo para a comercialização deste componente.