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Concessionária Volkswagen usa termo racista em etiqueta de troca de óleo

Autorizada localizada nos Estados Unidos colou decalque em veículo pertencente a cliente negro

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Adesivo foi afixado em pelo menos 11 veículos
Adesivo foi afixado em pelo menos 11 veículos Foto: Adesivo foi afixado em pelo menos 11 veículos

Uma concessionária Volkswagen localizada em Raleigh, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, afixou etiquetas com um termo racista em veículos de pelo menos 11 clientes. Esses adesivos, destinados a dar informações sobre a próxima troca de óleo do motor, estampavam a palavra niger, uma referência pejorativa a pessoas negras.

Um dos clientes discriminados com essa etiqueta é Conrad Alston. Ele, que é negro, percebeu o termo racista no adesivo afixado no para-brisa do próprio carro, um Volkswagen Passat 2017, que havia passado por um serviço de troca de óleo na concessionária Leith. Diante disso, a namorada dele fez uma postagem denunciando o caso em uma rede social.

A postagem teve vários compartilhamentos e ganhou enorme repercussão. O caso acabou chegando até a rede de televisão local WRAL, que fez uma reportagem sobre o caso. Entrevistado, Alston afirmou que ficou não só aborrecido, mas até com raiva diante de tal episódio. Assista ao vídeo e confira as declarações dele:

https://youtu.be/WXWaUQhfVSU

Concessionária Volkswagen pediu desculpas

Diante da repercussão que o episódio ganhou, a autorizada Leigh publicou uma nota de repúdio nas redes sociais. Na postagem, a concessionária Volkswagen pediu desculpas pelo ocorrido e alegou que já havia aberto uma investigação interna para apurar o caso.

Ainda segundo o texto da autorizada, essa apuração teria apontado que única pessoa que teve acesso à impressora de etiquetas no dia em que o caso ocorreu seria um jovem funcionário terceirizado, da equipe de limpeza. A empresa prestadora de serviço teria, então, dispensado esse empregado, cuja identidade não foi revelada.

Apesar do pedido de desculpas, Alston disse que não tem certeza se retornará à concessionária Volkswagen no futuro. Ele ponderou que nenhum cliente deveria ser tratado daquela maneira. Pelo visto, a Leith perdeu um cliente de longa data: além do Passat, o homem já havia comprado outro carro no local.