A Chevrolet e a Hyundai se envolveram em uma disputa no mínimo inusitada no mercado argentino. As duas marcas pegaram carona no filme Barbie para fazer publicidade: as campanhas de ambas mostram um carro do tipo SUV pintado de rosa. No caso da fabricante estadunidense, o veículo em questão é um Tracker, enquanto a concorrente coreana exibe um Creta. Tais modelos, aliás, são concorrentes diretos.
A primazia foi da Hyundai, que lançou a campanha "Creta Barbie" no último dia 23. A peça não faz citações diretas, mas exibe o nome do modelo com a fonte característica da boneca. Aliás, toda a arte remete à identidade visual da boneca.
Pouco depois, no último dia 25, a Chevrolet entregou um Tracker cor-de-rosa à influencer local Stephanie Demner. Ela, por sua vez, se identifica com o "embaixadora da Barbie" no país vizinho, fazendo uma referência nominal à personagem. As informações são do Motor1 Argentina.
Curiosamente, nenhum dos dois SUVs é comercializado em cor-de-rosa na Argentina: a Hyundai, inclusive, explica isso na peça publicitária. Além do mais, vale lembrar que o Creta é produzido no Brasil e chega ao mercado vizinho por meio de importação. Já a Chevrolet fabrica o Tracker no país vizinho, em uma unidade industrial localizada em Santa Fe.
Mas, afinal, carro da Barbie é Hyundai ou Chevrolet?
Apesar da campanha feita pela Hyundai, é a Chevrolet que parece ter laços com a Barbie. Afinal, no filme dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie, a personagem "dirige" um modelo da empresa: no caso, um Corvette estilizado da década de 1950. Aliás, todos os veículos que aparecem na obra, incluindo os SUVs Suburban, Blazer EV e Hummer, são da GM, detentora da marca estadunidense.
A situação da Hyundai não melhora quando a comparação leva em conta os carros de brinquedo desenvolvidos como acessórios para a Barbie. A garagem da casa da boneca já teve modelos de diferentes marcas, entre as quais Jeep e Fiat, mas não há notícias de qualquer veículo de origem coreana.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!