UAI

"Cheiro de carro elétrico" quer ser o novo "cheiro de carro novo"

Empresa de compartilhamento de veículos eletrificados desenvolveu fragrância com o "cheiro de carro elétrico". Entenda a ideia

Publicidade
Qual seria o cheiro de carro elétrico?
Qual seria o cheiro de carro elétrico? Foto: Qual seria o cheiro de carro elétrico?

O chamado "cheiro de carro novo" é uma percepção tão difundida, que é estudado pelos fabricantes de veículos e até tenta ser replicado por aromatizantes. Com a eletrificação cada vez mais presente, agora tem empresa tentando estabelecer um "cheiro de carro elétrico". Trata-se da Flou, sistema de compartilhamento e locação de motos e carros elétricos.

“O aroma é um sentido usado para criar conexões emocionais com os nossos usuários, potencializando a 'primeira experiência elétrica'. Além disso, queremos transmitir a sensação do contato com a natureza, a sustentabilidade, fazendo com que o nosso público tenha uma conexão completa ao dirigir um carro elétrico, que transmite tecnologia e zero emissão de CO2”, explica. Guilherme Cavalcante, da UCorp, empresa que desenvolveu o aplicativo da Flou.

Como é o "cheiro de carro elétrico"?

De acordo com o fabricante, o "cheiro de carro elétrico" é um perfume herbal, com notas secas, cítricas e especiarias, evocando frescor e leveza. As notas de uma fragrância são divididas em três categorias: notas de topo (também chamadas de notas de entrada ou cabeça), notas de corpo (meio ou coração) e notas de fundo (base). As diversas notas foram descritas assim:

  • Notas de cabeça (primeiro cheiro que sentimos): lima, limão e lavanda;
  • Notas de corpo (mais persistentes e que são sentidas na evolução do perfume): notas verdes, sândalo e lírio do vale;
  • Notas de fundo (são as de maior duração e ficam até o fim da fragrância): musk, cedro e musgo de carvalho.

Resgate da natureza

Segundo Carla Nogueira, fundadora do Social Aroma, empresa de criação de aromas e aromatização de ambientes, a inspiração para o "cheiro de carro elétrico" foi o resgate da natureza ao cotidiano. “O objetivo foi utilizar matérias primas verdes e naturais de notas olfativas frescas e marcantes, levando energia, vigor, serenidade, harmonia e bem estar”, explicou.

Para Guilherme Cavalcante, da UCorp, a identidade olfativa da marca traz um posicionamento único, considerando que o "cheiro de carro novo" sempre foi um ativo das montadoras. Assim, o objetivo do "cheiro de carro elétrico")" é marcar a inovação e a tecnologia, que têm como foco incentivar a sustentabilidade e a redução de CO2.