UAI

Picapes não se encaixam no perfil da BMW, pelo menos por agora

O chefe de design da marca afirmou que o lançamento deste tipo de veículo não é uma prioridade agora, mas ele não descarta a possibilidade no futuro

Publicidade
A BMW lançou um protótipo de picape que não se tornará modelo de produção
A BMW lançou um protótipo de picape que não se tornará modelo de produção Foto: A BMW lançou um protótipo de picape que não se tornará modelo de produção

Até então, a ideia de uma picape da BMW tem sido algo mais imaginário do que real. Afinal, o mais próximo disso que a montadora já nos ofereceu foi um protótipo, a X7, a qual, aparentemente, não se tornará versão de produção - pelo menos, não por enquanto. 

A informação foi revelada pelo diretor de design da BMW, Adrian van Hooydonk, em uma entrevista ao BMWBlog. O executivo não enxerga as picapes como uma prioridade para a marca por enquanto. Apesar disso, ele não diz “nunca”, ou seja, não descarta a ideia a longo prazo. 

Picape conceito da BMW chamada X7.
Picape conceito BMW X7

Chefe da BMW fez crítica indireta à Mercedes

Em julho de 2017, a Mercedes apresentou a Classe X na Europa, que marcou a entrada da marca no segmento de picapes.

O modelo, no entanto, foi um fracasso de vendas e um dos maiores vexames da montadora. Ele não durou nem três anos no mercado: no início de 2020, a Mercedes comunicou o fim da produção do veículo.

Frente isso, a BMW, aparentemente, está procurando não cometer os mesmos erros de sua concorrente alemã. Isso porque van Hooydonk deu a entender que, caso uma picape da BMW seja lançada no futuro, ela virá para ficar, o que pode ser interpretado como uma alfinetada ao fracasso da Classe X.

“Se entrarmos no segmento [de picapes], queremos entrar lá a longo prazo”.

Adrian van Hooydonk

Mercedes Classe X vista da diagonal frontal. A picape saiu de linha em 2020.
Classe X foi um fracasso de vendas

Picapes são tendência no mercado

Após o lançamento do Hyundai Santa Cruz e do Ford Maverick, ficou claro que existe um mercado promissor para picapes menores nos EUA. Ao mesmo tempo, as caminhonetes elétricas, como a F-150 Lightning e a Rivian R1T, também têm impulsionado a indústria à medida que a mobilidade se eletrifica.

No mês passado, a Audi também revelou o protótipo Activesphere, um veículo elétrico que pode se transformar em uma picape com o toque de um botão.

No entanto, fazer um veículo conceitual futurista e colocar uma picape em produção são duas coisas muito diferentes. E a própria BMW - que já lançou uma picape conceito, mas ainda é incisiva de que não terá um modelo à venda tão cedo - é um exemplo disso.

Mesmo com o potencial crescimento das picapes no mercado, Adrian van Hooydonk ainda se mantém firme em rejeitar esses veículos por agora.

"Não é algo que encaixa fácil na BMW.  Não temos que seguir todas as tendências que estão acontecendo".

Adrian van Hooydonk

Por enquanto, o executivo da BMW afirmou que está apenas observando os seus concorrentes e as tendências que vêm acompanhando os lançamentos cada vez mais tecnológicos de caminhonetes.

“O interessante é que a picape está ficando mais sofisticada. Os drivetrains elétricos estão chegando. Claro, os preços estão subindo. Eles também se tornaram mais refinados. Então, esses são desenvolvimentos interessantes. Mas não é necessário que entremos nessa coisa imediatamente porque, é claro, também deve ser um tanto crível, autêntico também para a marca BMW".

Adrian van Hooydonk

O VRUM já testou a Ford Maverick 2.0; confira o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=gCQrUscMv8A