Desde 1983, o número de chassi - ou o VIN (Vehicle Identification Number, "número de identificação do veículo", na tradução) - é um padrão mundial, regulamentado pela resolução 4030, da ISO, e pela Norma Brasileira 6066/2009, da ABNT. A numeração possui 17 caracteres incluindo letras e números, capazes de identificar ano, modelo, origem e detalhes do veículo.
O chamado chassi (que hoje na maioria dos casos é o monobloco, uma estrutura única integrada à carroceria do veículo) é a base construída em aço, alumínio ou outro metal rígido sobre a qual é montado o motor e outros sistemas necessários ao funcionamento do carro e à segurança dos passageiros. Na fábrica, cada uma dessas peças recebe uma numeração única que identifica o veículo, funcionando como um documento de identidade ou uma impressão digital.
Afinal, o que significam as letras e os números do chassi?
Os 17 caracteres que configuram o número do chassi trazem os seguinte significados:
- O 1° dígito indica a área geográfica onde foi fabricado, como América Latina, Ásia, dentre outras;
- O 2° indica o país. No caso do Brasil, o código do chassi trará o número 9;
- O 3° dígito é uma letra e indica o fabricante ou montadora daquele veículo;
- Já do 4° ao 9° dígitos estão informações como modelo, versão, carroceria, motor e outras descrições definidas pela própria montadora;
- O 10° dígito do chassi pode ser representado por letras ou números e permite identificar o ano do veículo;
- O 11° dígito mostra qual a planta e local o fabricante produziu o veículo (exemplo: Renault - São José dos Pinhais; General Motors - Indaiatuba; etc);
- Do 12° dígito do chassi em diante está a numeração de série do carro, que é padronizada por cada montadora.
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