UAI

Carruagem elétrica substitui charrete a tração animal em Poços de Caldas (MG)

Protótipo de carruagem elétrica começa a rodar em fase de teste para substituir as tradicionais charretes puxadas por cavalos

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Carruagem elétrica dispensa o uso de animais nos passeios turísticos de Poços de Caldas
Carruagem elétrica dispensa o uso de animais nos passeios turísticos de Poços de Caldas Foto: Carruagem elétrica dispensa o uso de animais nos passeios turísticos de Poços de Caldas

A prefeitura de Poços de Caldas iniciou os testes com o protótipo de uma carruagem elétrica, substituindo as centenárias charretes movidas por cavalos. Além de manter a tradição centenária, o projeto visa promover o bem estar desses animais.

A escolha do formato de uma carruagem remete à visita que o imperador Dom Pedro II e sua consorte Teresa Cristina fizeram à cidade do Sul de Minas Gerais no final do século XIX. O veículo possui cobertura em tecido, protegendo os passageiros da chuva e do sol, e é capaz de levar quatro passageiros, além do condutor.

Carruagem elétrica tem autonomia de 50 quilômetros

A carruagem elétrica tem o chassi e as estruturas feitas em aço carbono. Na traseira ainda foi instalado um baú fechado. A suspensão tem quatro feixes de molas reforçados. O veículos tem 3,50 metros de comprimento, 1,60m de largura e 2,50m de altura. O peso aproximado é de 410 quilos.

A autonomia da carruagem elétrica é de 50 quilômetros, sendo que o veículo não ultrapassa a velocidade de 30km/h. O tempo de recarga até 80% da capacidade da bateria é de 40 minutos.

Entre os detalhes charmosos dessa carruagem elétrica estão os elegantes para-lamas, faróis, lanternas de época nas laterais, rodas raiadas e até espelhos retrovisores. Os comandos do painel, entre eles um volante em madeira, são bem discretos. As baterias e o motor elétrico também ficam encobertos, preservando o visual de uma carruagem de época.

Protótipo de carruagem elétrica que está em teste em Poços de Caldas, de frente.
Para-lamas e lanternas de época dão toque elegante ao veículo

Projeto foi desenvolvido em parceria com duas universidades

Agora o protótipo da carruagem elétrica entra em fase de teste para ver se consegue atender a topologia da cidade, além de melhorias em autonomia, peso e até na estética. A partir desse aperfeiçoamento, o modelo poderá ser fabricado em maior escala e, talvez, ser usado em outras cidades históricas.

  • Confira os vídeos do VRUM no canal do YouTube e do Dailymotion: lançamentos, testes e dicas

O projeto foi desenvolvido em parceria entre a prefeitura de Poços de Caldas, a DME (empresa pública local de eletricidade), a PUC Minas e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas.

https://www.youtube.com/watch?v=VWV29LvrdLU