Expedição

Carro elétrico Kia EV6 percorre 4.365 km do Brasil até o Uruguai

Jornalistas participaram da expedição, que revelou que a infraestrutura elétrica requer mais pontos de recarregamento

carro elétrico Kia EV6 utilizado em expedição entre Brasil e Uruguai
carro elétrico Kia EV6 cinza de frente, plotado com os dizeres "Kia EV6 Experience", uma vez que o exemplar foi utilizado em expedição de 4.365 km entre Brasil e Uruguai

Kia realizou, no último mês de março, um teste de longa duração com o carro elétrico EV6: o modelo percorreu um trajeto de 4.365 km de ida e volta entre Itu (SP) e Punta Del Este, passando por Montevidéu, no Uruguai. Uma única unidade do veículo, que já está á venda no exterior, veio para o país com o objetivo de divulgar as novas tecnologias da marca e acabou encarando o desafio.

De acordo com a Kia, o planejamento da viagem com o EV6 teve início dois meses antes, em janeiro de 2022: a tarefa mais árdua foi checar os pontos de carregamento em território brasileiro. Já no Uruguai há garantia de carregamento, pois o país possui a infraestrutura com pontos de abastecimento para carros elétricos.

Embora a autonomia do EV6 seja de 530 km, os organizadores da viagem entenderam por bem manter uma margem de segurança de 50 km: ou seja, o carro elétrico rodaria, no máximo, 480 km. Isso, por conta dos possíveis pontos de carregamento programados, mas inativos, ou ainda, pelo caso de manutenção ou indisponibilidade desses pontos.

Para realizar a primeira parte da jornada, entre Itu e Montevidéu, os jornalistas Cesar Urnhani (piloto de testes), Eduardo Passo (Quatro Rodas) e Vagner Aquino (Jornal do Carro) revezaram-se ao volante do EV6. 

O projeto “Kia EV6 Experience” contemplou também uma sessão de test-drive com os jornalistas uruguaios Maximiliano Alegre (Exóticos UY) e Nicolas Scheck (Autoblog Uruguay), em percurso aproximado de 400 km, entre Montevidéu e Punta Del Este, passando por trechos de serra da cidade de Minas e litorâneo de Punta Ballena.

Volta para casa com o Kia EV6

Agora sem os jornalistas brasileiros, a equipe da Kia assumiu o volante. O roteiro que o EV6 percorreria era simplesmente o mesmo da ida, de volta para Itu (SP), onde fica a sede da Kia Brasil. A viagem de volta transcorreu sem quaisquer incidentes.

Segundo a Kia, os integrantes da expedição entenderam que o EV6 está pronto para a realidade de mobilidade sustentável que se aproxima, no Brasil e no mundo. No entanto, há que se debater sobre a infraestrutura de recarga de baterias. É que enquanto os automóveis a combustão contam com cerca de 40 mil postos de abastecimento, os carros elétricos anda precisam ter eletropontos a cada 200 km.

Assista ao vídeo e conheça melhor o Kia EV6: