Você já ouviu falar da marca chinesa Hongqi? Não? Pois, então, saiba que ela é uma subsidiária da gigante local Faw, especializada em veículos de luxo. E, ao que parece, essa empresa não está para brincadeiras. Tanto que a mais recente empreitada é um carro elétrico superluxuoso e potente - bem aos moldes da estadunidense Tesla -, que reponde pelo nome de Hongqi E001.
Esse modelo já havia sido apresentado na última edição do Salão do Automóvel de Xangai, no último mês de abril, no formato de carro-conceito. Agora, no entanto, já circulam imagens de veículos em testes de rodagem, o que indica que a produção em série está próxima. O lançamento deverá acontecer no próximo mês de novembro, na China.
As fotos mostram que o Hongqi E001 exibe algumas modificações em relação ao conceito mostrado em Xangai. As alterações se concentram na dianteira e incluem o para-choque, que ganhou um discreto spoiler inferior, e as tomadas de ar (que são falsas, já que o carro em questão é elétrico). Os faróis também parecem ter um formato ligeiramente mais suave.
Por outro lado, o interior é praticamente o mesmo do veículo exibido na mostra chinesa. Entre as singularidades da cabine do Hongqi E001, estão uma enorme tela curva no painel, o volante de dois raios com formato retangular e a ausência de maçanetas nas portas, que são abertas por meio de botões. Os materiais de revestimento sugerem refinamento, com a aparente presença de couro e de alumínio.
Carro elétrico chinês mira o Tesla Model S
O Hongqi E001 é um sedan com bastante espaço para os ocupantes, graças, em grande parte, ao tamanho da carroceria. O comprimento, de acordo com o site Car News China, chega aos 5 metros. O sistema de propulsão do carro é totalmente elétrico e inclui baterias cambiáveis, que suportam 800V de carregamento.
Para impulsionar um veículo tão corpulento, o fabricante desenvolveu dois motores elétricos que, juntos, desenvolvem cerca de 620cv. De acordo com a Hongqi, essa potência faz o E001 acelerar de zero a 100km/h em apenas 3,9 segundos. Ao menos no papel, o carro elétrico chinês parece ser um rival à altura do Tesla Model S.