Você sabia que existem carros elétricos projetados para terem a bateria trocada após o esgotamento da carga? Sim, de forma semelhante a um controle remoto, cujas as pilhas são trocadas após se esgotarem. A diferença, no entanto, é que, no caso dos veículos, o processo não será sempre tão "simples" assim – pelo menos, foi o que mostrou o EV Cao Cao 60, que perdeu a sua bateria em movimento no meio da estrada.
O episódio aconteceu no mês passado na China, no segundo anel viário de Chengdu, na província de Sichuan. Para a felicidade da nossa curiosidade, um pedestre que passava pelo local flagrou em vídeo o momento do incidente – ou melhor, parte dele, já que o vídeo mostra apenas a bateria “caída” no meio da estrada e o carro elétrico estacionado um pouco à frente dela.
Pelas imagens, fica claro que a bateria se soltou da carroceria do veículo enquanto ele trafegava pela via. O motorista, por motivos óbvios, parou o carro elétrico logo em seguida para checar o que tinha acontecido e tentar resolver o problema.
Não se sabe o que aconteceu depois, nem exatamente o que causou o incidente inusitado, mas, certamente, houve algum defeito com o sistema de troca da bateria. Possivelmente, o suporte da peça não foi corretamente fixado após uma das substituições.
Isso faz sentido especialmente porque os carros elétricos que permitem a troca da bateria dependem de máquinas para afixá-las na estrutura apropriada do veículo. Ou seja: como dito, o procedimento não é tão simples e fácil como trocar a pilha de um controle remoto.
Sobre o carro elétrico Cao Cao 60
A Cao Cao é uma das várias marcas de carros elétricos do Grupo Geely, que também é dono da Volvo e da Polestar, por exemplo. O 60 que sofreu o infeliz imprevisto do vídeo é um SUV cupê elétrico que foi lançado pela Cao Cao no início deste ano, na China.
O modelo é voltado para o uso compartilhado em plataformas de carros, o que torna possível que a bateria, fornecida pela CARL, seja substituída por outra em casos de descarregamento.
Esse sistema de troca de baterias em carros elétricos ainda é novo no mundo. A China tem sido a pioneira até então. Por lá, a Nio, por exemplo, já tem diversas estações para a substituição do componente.
No caso da Geely, apesar do recente incidente com o carro elétrico 60, a empresa afirma que seus testes de segurança são três vezes mais exigentes que o padrão do mercado chinês. Será que são mesmo?
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