UAI

Ladrões não conseguem roubar Brabham de corrida devido ao câmbio manual

O veículo era um vintage Brabham BT21 pertencente a um proprietário privado da Austrália

Publicidade
Os carros Brabham pertencem a uma equipe fundada em 1961 pelo bicampeão mundial de Fórmula 1 da época, Jack Brabham
Os carros Brabham pertencem a uma equipe fundada em 1961 pelo bicampeão mundial de Fórmula 1 da época, Jack Brabham Foto: Os carros Brabham pertencem a uma equipe fundada em 1961 pelo bicampeão mundial de Fórmula 1 da época, Jack Brabham

O câmbio manual já foi algo padrão na indústria automobilística. Hoje, no entanto, principalmente nos países desenvolvidos, a transmissão automática domina. Nesses mercados, tem muita gente que nem sabe dirigir carros manuais. E foi este o caso recente de um grupo de ladrões na Austrália, que tentaram roubar um raro carro de corrida Brabham, mas falharam miseravelmente no processo.

O episódio aconteceu em Toorak, um subúrbio rico em Melbourne, entre a noite de quarta-feira e quinta-feira da semana passada.

O veículo era um vintage Brabham BT21 de um proprietário privado que deveria competir no campeonato Phillip Island Classic no último fim de semana - o que acabou não acontecendo devido ao infortúnio com os ladrões.

A "sorte", no entanto, foi que os criminosos, após levarem o carro de corrida, não conseguiram ir muito longe. E a culpa foi do seu câmbio manual!

Ladrões não sabiam dirigir o carro de corrida, que era manual

Após roubar o carro de corrida Brabham, os ladrões não conseguiram dirigi-lo corretamente graças à sua caixa de câmbio manual. Dessa forma, os criminosos, pouco tempo após o roubo, acabaram quebrando a embreagem e abandonando o veículo em uma rua ainda próxima da casa do proprietário.

"Acho que eles não sabiam como ligar todos os interruptores para poder iniciá-lo corretamente."

Peter Williams, proprietário do carro de corrida.

Apenas seis Brabham BT21 ainda existem hoje

De acordo com a ABC News, veículo de mídia local, 110 unidades do carro de corrida Brabham BT21 foram produzidas originalmente. Dessas, apenas seis ainda existem - sendo uma delas a que foi "quase" roubada na Austrália.

Brabham BT21 visto de cima. Este foi o carro de corrida com câmbio manual alvo do crime na Austrália.
O carro era um dos seis BT21 restantes no mundo

Fabricados na década de 1960, a maioria dos BT21 foram construídos para a competição de Fórmula 3, embora alguns também tenham sido fabricado para competir na Fórmula B dos EUA.

O carro de corrida que foi alvo do crime em Melbourne já havia sido pilotado pela lenda da Fórmula 1, Sir Jack Brabham, conforme revelado por Peter Williams, o proprietário.

Dada a preciosidade do veículo, suspeita-se que o roubo tenha sido um golpe organizado e não um crime qualquer. Porém, por outro lado, é estranho pensar que ladrões profissionais escapariam com um carro de corrida de tamanha raridade dirigindo-o em vias públicas.

O carro está, agora, fora de operação, mas ele deve ser colocado em funcionamento de novo em breve, após os devidos reparos.

Você conhece o canal do VRUM no Youtube?

https://www.youtube.com/watch?v=OAP3yNm7roc