Na letra da canção Racing in the Street, do álbum Darkness on the Edge of Town, de 1978, Bruce Springsteen diz: “Eu tenho um Chevy 69 com um (motor) 396, cabeçotes envenenados e um (câmbio) Hurst no assoalho.” Pois, agora, um carro que pertenceu ao músico e traz todas essas características será vendido em um leilão. Trata-se de um Chevrolet Chevelle SS 396 conversível, ano 1969.
O muscle car traz, sob o capô, um enorme motor V8 de 396 polegadas cúbicas de deslocamento. Esse total equivale a 6.489cm³ de cilindrada, medida utilizada aqui no Brasil. A potência é de nada menos que 350 cv. Ademais, logicamente, o Chevrolet Chevelle SS (não o confunda com o Chevette) tem ainda uma caixa manual de quatro marchas da marca Hurst com alavanca instalada no assoalho.
O convesrível pertenceu a Bruce Springsteen entre os anos de 1981 e 1987. Assim, o conversível ainda não estava nas mãos do músico quando a canção Racing in the Street chegou às paradas de sucesso. De qualquer modo, as similaridades do veículo com a letra não parecem ser mero acaso: será que o guitarrista sonhava com o muscle car e só conseguiu comprá-lo posteriormente?
Carro de Bruce Springsteen tem procedência comprovada
Seja como for, o fato é que o carro realmente pertenceu a Bruce Springsteen, que o repassou pessoalmente ao amigo e engenheiro de som Toby Scott. Entre os anos de 1988 e 2020, o Chevelle passou por uma minuciosa restauração, que incluiu uma repintura na cor original, que é o azul LeMans. Em algum momento anterior, essa tonalidade havia sido trocada por preto.
O conversível tem toda a documentação que comprova a procedência famosa: vem até com uma carta de autenticação assinada pelo próprio Bruce Springsteen. Além do mais, está em prefeito estado de conservação e ainda exibe alguns acessórios de época, incluindo rodas e pneus esportivos e escapamento de maior vazão.
Bruce Springsteen é entusiasta de carros, mas parece ter uma queda pela Chevrolet. O músico formou uma coleção com diferentes modelos da marca e já possuiu outros tantos no passado. Portanto, quem adquirir o Chevelle 1969 terá, certamente, um bem intimamente ligado ao cantor. O leilão do veículo ocorrerá em maio, pelas mãos da empresa Mecum.