Lançado no mercado brasileiro em abril, o BYD Han se tornou o primeiro veículo 100% elétrico a participar de uma competição oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo. O sedã da marca chinesa participou de uma prova de subida de serra em Santa Catarina (SC) entre os dias 18 e 20 de novembro.
Com uma bateria de 76,9kWh e autonomia de 500 quilômetros no ciclo NEDC, o BYD Han EV foi pilotado pelo piloto Cacá Clauset durante a prova Friends Internacional Hill Climb, na Serra do Rio do Rastro, localizada no Sul de Santa Catarina.
Segundo a BYD, o Han teve um desempenho de destaque e ainda superou carros de diversas categorias, terminando a prova na 13ª colocação geral. O veículo elétrico se destacou pelo desempenho em altas altitudes, uma vez que, por não ser movido a combustão e consequentemente não precisar de oxigênio, sua potência não foi comprometida em lugares de ar rarefeito.
“Acelerar um carro elétrico é algo que é até difícil explicar em palavras. Ainda mais um que tem 494cv e torque instantâneo. Mesmo competindo com carros de mais de 1.000cv, nenhum era mais rápido que ele na largada. Acho que ninguém ali tinha vivido essa experiência visual. Um carro sem fazer barulho sumindo de suas vistas em um piscar de olhos”, disse o piloto.
O Han usado na prova ainda era do modelo pré-facelift, que vem equipado com dois motores elétricos (um em cada eixo), que entregam 494cv de potência (363kW) e 69,3kgfm de torque.
“Recarreguei a bateria com um carregador portátil de 7kv/h na tomada do hotel. Gastei aproximadamente 20% de bateria em cada subida. No sábado, cheguei no hotel com 60% e no domingo, cheguei ao final da subida com 81%”
Cacá Clauset, piloto do BYD Han durante a prova
O sedã está sendo vendido no Brasil pelo preço de R$ 539.990. Confira todos os detalhes do modelo clicando aqui.
- Acompanhe os vídeos do VRUM no Youtube e no Dailymotion, com lançamentos, testes e dicas