Tecnologia

BMW vai lançar i7, sedan de luxo blindado com motores elétricos

Modelo, que deve chegar ao mercado no ano que vem, promete alto nível de proteção, mas sem abrir mão do apelo ecológico.

Ao que parece, os carros elétricos realmente vão dominar o mundo: a BMW acaba de anunciar o lançamento em âmbito mundial, em 2023, do i7, um sedan de luxo que combina propulsão “verde” e carroceria blindada. O modelo baseia-se na atual geração do Série 7, que, no entanto, ainda não oferece essas tecnologias simultaneamente.

Até o momento, a BMW não divulgou informações técnicas sobre o modelo: o fabricante antecipa apenas que o sedan será totalmente elétrico. Porém, o blindado deve compartilhar o conjunto mecânico com o i7 convencional, que emprega tração nas quatro rodas e dois motores, capazes de gerar, juntos, 543 cv de potência.

No mais, o fabricante revela somente que o novo sedan de luxo elétrico vai mostrar que “sustentabilidade e segurança podem andar de mãos dadas”. A BMW afirma ainda que o i7 blindado vai manter o padrão de proteção adotado em outros produtos da marca.

Resta saber se o peso extra, proveniente da blindagem, reduzirá a autonomia: o BMW i7 convencional consegue rodar até 483 km sem recarregar as baterias. Também devem ocorrer perdas no desempenho, a menos que o fabricante consiga extrair mais potência dos motores elétricos

BMW produziu primeiro sedan de luxo blindado há 44 anos

Embora nunca tenha produzido um carro elétrico blindado, a BMW oferece veículos resistentes a tiros há décadas: o pioneiro foi o Série 7 da primeira geração, que ganhou essa opção ainda em 1978. Ao longo do tempo, surgiram também outros modelos, como o SUV X5, em 2004.

A BMW também oferece diferentes níveis de blindagem. Os veículos com proteção mais elevada resistem a tiros de grosso calibre: neles, os vidros chegam a ter 33 mm de espessura. Até o assoalho é reforçado, assim como o tanque de combustível.

Já dirigimos o BMW 330i Sport: assista ao vídeo!