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No Dia do Batman, BMW relembra seu icônico Batmóvel da década de 1970

De carro artístico a hexacampeão na Europa, o Batmóvel da BMW acumula uma longa trajetória desde o início da sua produção na década de 1970

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O 'Batmóvel' da BMW já virou obra de arte e foi campeão de seis corridas de Grand Turismo
O 'Batmóvel' da BMW já virou obra de arte e foi campeão de seis corridas de Grand Turismo Foto: O 'Batmóvel' da BMW já virou obra de arte e foi campeão de seis corridas de Grand Turismo

Neste sábado (16), é comemorado o Batman Day (Dia do Batman). Celebrado desde 2014, no terceiro sábado de setembro, o Batman Day é uma data especial para os fãs de um dos super-heróis mais conhecidos dos quadrinhos da DC. Em comemoração ao dia do 'homem-morcego', a BMW relembrou o seu Batmóvel da década de 1970, o BMW 3.0 CSL.

O modelo sucessor do BMW 2800 CS teve apenas 167 unidades produzidas e chegou ao mercado em três versões: a primeira, em 1971, com 180cv e 215kg a menos que o seu antecessor; a segunda em 1972, com 200cv e um motor de injeção de seis cilindros; e a terceira versão em 1973, conhecida como a de estrada mais potente da série.

O que a melhor versão do BMW 3.0 CSL trouxe de especial?

BMW 3.0 CSL, o Batmóvel da BMW
Usando as cores da Motorsport, divisão esportiva da BMW, o Batmóvel foi o vencedor de seis campeonatos europeus

Com a terceira geração do BMW 3.0 CSL, a montadora tinha um grande objetivo: produzir um modelo com maior capacidade, potência, menor peso e aerodinâmica aprimorada.

Para isso, a marca desenvolveu um cupê com trilhos de ar nas asas dianteiras, promovendo mais estabilidade em curvas rápidas, arcos de rodas mais largos, dando espaço para rodas de liga leve com 7 polegadas de largura, e spoilers dianteiros e traseiros, garantindo mais força descendente no eixo dianteiro e maior tração nas rodas traseiras. O resultado foi um carro esportivo de 1.270kg, 206cv e velocidade máxima de 220km/h.

O Batmóvel da BMW não foi nomeado com a sigla CSL por acaso

emblema BMW 3.0 CSL, o 'Batmóvel alemão
A maior busca dos engenheiros para o cupê era ser mais leve e ter assim melhor desempenho

Para fazer jus ao nome, já que a sigla CSL diz respeito a um cupê esportivo leve (Coupé Sport Lightweight), os engenheiros prezaram pela leveza. Por isso, as portas, a tampa do porta-malas e o capô foram feitos de alumínio, e peças como a capota, a divisória do compartimento de bagagem, as caixas das rodas e as paredes laterais dianteiras e traseiras passaram a ser feitas de chapas finas de metal.

Até mesmo o mecanismo de elevação do capô e os assentos do BMW 3.0 CSL foram produzidos especialmente para o modelo, garantindo o máximo de redução no peso final. Isso gerou uma redução de quase 200kg no Batmóvel da BMW, garantindo melhor desempenho e a vitória em seis campeonatos europeus de Grand Turismo.

Veja vídeo com detalhes do Batmóvel alemão

https://www.youtube.com/watch?v=fm8EW-772Do

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