A imagem que abre essa postagem - e que deve ter lhe chamado a atenção - não é uma brincadeira. A bicicleta com rodas quadradas não só é real, quanto funciona de verdade. Mas, talvez, não da forma que uma pessoa mais ingênua possa imaginar, com os quadrados "rolando" a partir de uma força descomunal, para vencer o talento natural que esse formato tem para ficar parado.
A ideia foi apresentada pelo canal The Q, do Youtube, que publica várias ideias originais envolvendo as "magrelas". Ao conferir o vídeo (disponibilizado no pé desta matéria), você nota a solução encontrada pelo inventor da bicicleta com rodas quadradas. Trata-se se de uma espécie de esteira, movida pelos pedais. Repare que os "raios" da "roda" ficam parados enquanto a "magrela" se movimenta.
Passo a passo está no vídeo, você anima?
Na verdade, os pedais estão ligados por meio de uma corrente dupla ao sistema que transmite a força para as engrenagens situadas em um dos cantos da roda quadrada. É essa engrenagem que faz a esteira se movimentar. O único inconveniente parece ser o barulho descomunal que todo esse conjunto emite, o que exigiria mais um bocado de Engenharia, caso o veículo não tivesse sido construído apenas para chamar nossa atenção.
E, o mais legal é que o vídeo da bicicleta com rodas quadradas foi publicado em um formato de passo a passo. Então, se você tiver vontade, tempo e (sobretudo) todas as ferramentas que o criador Sergii Gordieiev tem na garagem, faça a sua também.
Bicicleta com rodas quadradas foi feita com materiais simples
Apesar de todo o talento do engenheiro ucraniano Sergii Gordieiev, a construção da bicicleta com rodas quadrada não exigiu materiais sofisticados. A estrutura da roda quadrada foi feita com perfil metálico, com seus cortes, furos e dobras.
Um show à parte é a soldagem, a partir de uma máquina bem fácil de ser usada. A esteira foi feita a partir de um pneus grosso de bicicleta, precisamente medido e cortado. Eixos, roldanas, engrenagens e correntes colocam tudo em movimento. Arte e engenharia fazem parte desse projeto. Confira o vídeo abaixo.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!