Quem vê o CityQ e-Bike passando pela rua não imagina, de cara, que o veículo não passa de uma bicicleta elétrica. O engano é justificável, já que ele tem o formato de um microcarro, lembrando até o Renault Twizy, um elétrico de dois lugares que não chegou a ser vendido no Brasil.
Porém, o CityQ e-Bike traz diversas conveniências que uma bicicleta elétrica convencional fica devendo no uso diário. Para começo de conversa, o porte do veículo - 2,20 metros de comprimento, 0,87m de largura e 1,55m de altura - se impõe mais e sugere que os motoristas dos demais veículos respeitem seu espaço.
CityQ e-Bike tem teto, portas e para-brisa
Outro benefício é que o CityQ e-Bike é um veículo quase fechado, com portas, teto e para-brisa. Assim, ele protege os passageiros bem mais que uma simples bicicleta elétrica da poluição urbana, do frio, da chuva e das poças d'água. Por ter quatro rodas, cada uma de 20 polegadas, o veículo é mais estável e seguro.
O banco traseiro pode carregar mais um passageiro adulto ou, segundo o fabricante, duas crianças. Também é possível levar mochilas, compras ou mesmo carga. A capacidade total é de até 300 quilos. O espaço traseiro é de 0,5 metro quadrado.
Bicicleta elétrica atinge 25km/h
Por ser elétrico, o CityQ e-Bike não exige esforço físico, e o usuário pode chegar ao trabalho sem uma gota de suor na testa. Outro luxo disponível no veículo é a marcha a ré, raro até em motocicletas. O motor de 250W leva o veículo de 68 quilos à velocidade máxima de 25km/h.
Ao pedalar, o condutor não vai tracionar o CityQ e-Bike, mas carregar a bateria. Porém, caso a bateria fique completamente descarregada, é possível mover o veículo pelo pedal. Com uma carga completa, que dura 5 horas em uma tomada convencional, o veículo roda 100 quilômetros.
- Confira os vídeos do VRUM no canal do YouTube e do Dailymotion: lançamentos, testes, serviços e dicas
A bicicleta elétrica de quatro rodas foi projetada pela norueguesa CityQ AS. Como naquele país o veículo se enquadra como uma bicicleta, ele pode transitar por ciclovias e não exige habilitação. Porém, é preciso ter a partir de 13 anos para pilotar. O modelo vai estar disponível para venda ou locação a partir de 2023.