O Toyota RAV4 foi um dos veículos mais vendidos nos Estados Unidos no ano passado. Mesmo com o fim da quinta geração, quase 500 mil unidades do SUV foram emplacadas no país norte-americano em 2025. O sucesso foi tão grande que está dando "dor de cabeça" aos lojistas da marca japonesa.
Segundo uma reportagem do "Automotive News", a Toyota já informou aos concessionários que a produção do novo RAV4 2026 não será suficiente para acompanhar a demanda. Desta forma, os lojistas estadunidenses estão sendo orientados a indicar outros veículos aos clientes.
A estratégia foi traçada por executivos da Toyota da América do Norte. Assim, o público que vai às concessionárias nos EUA já sabe que, provavelmente, não receberá o tão desejado RAV4. Os funcionários sugerem picapes, sedãs e SUVs de tamanho semelhante ao RAV4, mesmo que não tenham a mesma popularidade.
A reportagem diz que o pensamento da Toyota é claro: a ideia não é substituir o RAV4, já que isso não é realista. Trata-se de atrair compradores que chegam à concessionária em busca de um RAV4 e acabam levando outro modelo. É uma estratégia prática, não baseada em mera esperança.
A Toyota tem os EUA como um de seus principais mercados. No ano passado, a marca principal da empresa cresceu 8% em relação a 2024. Já a Lexus, divisão de luxo do Grupo Toyota, bateu seu próprio recorde de vendas.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!