A Volkswagen está celebrando, nesta terça-feira (2), o Dia Nacional da Kombi. Em 2 de setembro de 1957, há exatamente 68 anos, a primeira unidade brasileira do modelo saia da linha de produção na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
O ícone global da VW foi fabricado no Brasil até 2013, totalizando mais de 1,5 milhão de unidades em 56 anos. Para ter uma base de comparação, a Kombi foi o quinto veículo mais produzido pela montadora no país, atrás de Gol, Fusca, Fox e Saveiro.
A linha da Kombi foi aberta antes mesmo da inauguração da planta de São Bernardo, em 1959. No início, o modelo era feito com 50% dos componentes nacionais, revolucionando a indústria automotiva brasileira. Em apenas quatro anos, a montagem passou a receber 95% das peças nacionais.
Relação com o Brasil
Além da Kombi ter sido o primeiro automóvel montado na fábrica da Volkswagen na Anchieta, a primeira planta da VW fora da Alemanha, foi no Brasil que o modelo teve sua vida mais longa em produção.
No mercado alemão, a Kombi foi produzida de 1950 até 1979, completando 29 anos. No México, o penúltimo país a manter a fabricação do modelo, acelerou até 1995.
Já no Brasil, como citado anteriormente, foram 56 anos de história. As unidades que marcaram o fim da relação foram a Kombi Last Edition número 0056 de 1200, com meros 67 km no odômetro, e as últimas Kombi Standard e Furgão produzidos no mundo, ambas na cor branca e com apenas 55 e 43 km rodados, respectivamente.
Desde 2023, a VW oferece o ID Buzz, popularmente chamado de Kombi elétrica. O modelo é 100% eletrificado. No Brasil, o modelo pode ser adquirido apenas como carro de assinatura.
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