A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou a campanha Maio Amarelo 2025, com o tema "Desacelere: seu bem maior é a vida", nesta segunda-feira (5), em Brasília. O secretário Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, Adroaldo Catrão, informou que a campanha não visa apenas o aumento na fiscalização, mas também na conscientização da população.
"Escolher o tema da velocidade foi uma escolha baseada em evidências. Todos os estudos mostram que esse é um fator de risco fundamental. Então estamos apontando a lanterna para o problema e mostrando que são várias as soluções. Não é só fiscalização, radar e multa. Estamos falando de pequenas intervenções viárias e de comportamento humano, de educação para um melhor comportamento", disse.
Em nota, a PRF avisou que fará ações conjuntas com outras entidades estaduais. As atividades incluirão o enfrentamento à embriaguez ao volante, o controle da velocidade, a fiscalização de ultrapassagens proibidas, o uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção para crianças, além da fiscalização do uso do telefone celular ao volante, a atenção à segurança das motos e descanso dos motoristas profissionais e o combate ao transporte ilegal de passageiros.
Recentemente, a PRF divulgou os dados referentes a 2024. A pesquisa do órgão mostrou que 6.160 pessoas morreram e 84.526 ficaram feridas em meio a 73.156 sinistros de trânsito registrados entre janeiro e dezembro. Houve aumento na comparação com os dados de 2023.
- Acompanhe o VRUM também noYouTubee noDailymotion!