O drift é uma prática inventada nas estradas japonesas, que tem se espalhado pelo mundo, ela consiste em derrapar o carro de forma controlada. Mas para que seja feita da melhor forma, o modelo precisa ter tração traseira. Carros com tração dianteira não conseguem ter esse controle.
Entretanto, a maior parte dos carros no mundo tem tração dianteira, e por isso, foi criada uma bandeja de drift, que permite que esses modelos possam realizar a prática sem nenhum tipo de adaptação mecânica.
O acessório foi criado pela empresa Drift Trays, justamente com o objetivo de permitir que os carros com tração dianteira possam praticar drift. Pode ser encontrado na internet, por cerca de R$500, mas vale ressaltar que não é permitido fazer drift em vias públicas.
Caso o condutor seja flagrado fazendo drift em vias públicas, de acordo com Artigo 175 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), será considerado infração gravíssima, "utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus".
As penalidades para quem realiza manobras perigosas, como o drift em vias públicas, incluem multa no valor de R$2.934,70 (dez vezes o valor da multa), suspensão do direito de dirigir, apreensão do veículo e recolhimento da habilitação.
Além disso, o Artigo 308 do CTB prevê detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor para quem participa de racha ou exibição não autorizada que coloque em risco a segurança pública.
Apesar disso, caso a prática seja realizada em ambientes controlados, como pistas fechadas ou eventos autorizados. O Campeonato Brasileiro de Drift, que por exemplo, segue as regulamentações de segurança e conduta para os competidores e para o público.
Portanto, para quem deseja adquirir a bandeja de drift, é necessário seguir as leis do CTB e praticar a atividade apenas em ambientes controlados. Para garantir a segurança não apenas dos motoristas, como também das pessoas que estão em volta, além de cumprirem com as leis de trânsito.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!