Um grupo antinazista chamado SANE, que atua na California, nos Estados Unidos, anunciou que irá cometer atos de vandalismo contra os carros da Tesla. Em comunicado, o movimento identificado como Students Against Nazi Extremists (Estudantes Contra o Nazismo, na tradução livre) avisou que os veículos serão danificados a partir desta quarta-feira (12). A ameaça vem à tona cerca de três semanas depois de Elon Musk, dono da fabricante de automóveis elétricos, fazer um gesto nazista na cerimônia de posse de Donald Trump.
De acordo com o grupo, o objetivo do ato é "criar vergonha suficiente para tornar oneroso para qualquer um comprar ou operar um veículo da marca Tesla". Para isso, os estudantes pretendem "infligir danos físicos aos veículos da marca Tesla". O anúncio foi replicado em alguns veículos de imprensa dos EUA, como o site "Carscoop.com".
Segundo o portal norte-americano "Lost Coast Outpost", membros do grupo colocaram alguns panfletos nos para-brisas dos carros da Tesla na cidade de Arcata. Na mensagem, eles avisaram que os proprietários tinham até 12 de fevereiro, esta quarta-feira, para vender os modelos. Caso contrário, eles arcariam com as consequências até o final do mês. O grupo também promete agir em outros municípios da California, como Hayward, Seaside e Rohnert Park.
Em nota, a Polícia da Califórnia disse que vai trabalhar para que nenhum incidente ocorra. "A polícia está ciente desse tipo de atividade ocorrendo em comunidades por todo o estado e o APD está monitorando essa situação. Qualquer pessoa com informações é encorajada a entrar em contato com o APD", diz um trecho da nota.
O que Musk fez?
Elon Adolf Musk Hitler... ? pic.twitter.com/6ZUIJowXMb
— JorgeLuis????????. @jl_sr2024.bsky.social (@JL_SR2024) January 21, 2025
Dono do X e da fabricante de carros elétricos Tesla, o bilionário Elon Musk foi empossado como chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA, criado pelo governo de Donald Trump. Ao longo de seu discurso, o empresário chamou atenção por fazer um gesto parecido com uma saudação nazista. Veja acima.
Na ocasião, Musk estava agradecendo Trump e membros do novo governo norte-americano por "fazer isso acontecer". O bilionário, então, bateu no peito, ergueu rapidamente a mão direita com o braço estendido para frente e a palma da mão voltada para baixo. A saudação, chamada sieg heil, era usada frequente por Hitler durante a Alemanha Nazista.
Após a repercussão negativa, Musk negou qualquer relação com o nazismo e chegou a debochar dos críticos. "Francamente, ataques do tipo 'todo mundo é Hitler' estão tão desgastados", escreveu, em sua conta no X.