x
UAI
CONFIRA

Bebeu no feriado? Veja quanto tempo você deve esperar para dirigir

Apesar de estar em vigor no Brasil há 17 anos, a Lei Seca é desrespeitada por diversos motoristas

Publicidade
Bafômetro individual é obrigatório para os motoristas na França, mas é difícil saber se a exigência chegará ao Brasil
Bafômetro individual é obrigatório para os motoristas na França, mas é difícil saber se a exigência chegará ao Brasil Foto: Bafômetro individual é obrigatório para os motoristas na França, mas é difícil saber se a exigência chegará ao Brasil

Apenas na cidade de São Paulo, milhões de pessoas deixaram a capital paulista para aproveitar o feriado prolongado de Corpus Christi, entre quinta-feira (19) e domingo (22). Infelizmente, como é de praxe, muitos motoristas desrespeitam a Lei nº 11.705, mais conhecida como Lei Seca, nesses feriadões.

A lei estabelece que os motoristas não podem dirigir um veículo com álcool no sangue. Apesar de estar em vigor no Brasil há 16 anos, a norma é desrespeitada por diversos motoristas, que recebem multas pesadas (R$ 2.937,70), tem a CNH cassada por 12 meses e podem até responder criminalmente. 

Em meio ao feriado, muitos motoristas começam a pesquisar sobre quanto tempo é necessário esperar para pegar no volante após ingerir bebidas alcoólicas. A resposta, porém, não é simples e depende de diversos fatores. Além da quantidade consumida, alguns fatores genéticos e externos fazem com que a absorção do álcool pelo corpo seja variada de pessoa para pessoa.

Por exemplo, para quem consumiu apenas um copo (de 355 ml) de cerveja, a estimativa é que o álcool leve entre uma e duas horas para sair do corpo. Porém, como não existe um cálculo exato, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta os motoristas a dirigir somente após 12 horas da "saideira". 

Desta forma, o órgão pede que o motorista seja consciente e deixe o carro na garagem caso deseje consumir bebidas alcoólicas. O período de festas e férias é o que mais resulta em acidentes provocados por condutores irresponsáveis. 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!