Atualmente existem organizações que realizam os testes de segurança contra colisões e acidentes dos veículos, como o Latin NCAP e Euro NCAP. Porém, a Chery decidiu fazer o seu próprio “crash-test” com o sedã elétrico, Exeed Sterra ES, sofrendo o impacto de dois carros simultaneamente.
O “crash-test” feito pela montadora chinesa consistiu em: simbolizar o sedã parado no meio de um cruzamento, sofrendo duas colisões ao mesmo tempo, uma na região da roda dianteira direita e outra entre a porta do motorista e a do passageiro do banco de trás. Ambos os carros que acertaram o Exeed Sterra ES estavam a 60 km/h, gerando uma força de 35 toneladas no momento do impacto.
De acordo com a Chery, os itens de série do carro foram acionados no momento do acidente. É possível visualizar, no vídeo divulgado, que os airbags do condutor e o que fica entre ele e o passageiro da frente foram acionados, assim como as maçanetas das portas foram projetadas para fora, facilitando a abertura e o painel multimídia discou o número de emergência da China.
Como é o Exeed Sterra ES?
O modelo possui 4,9 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,48 m de altura e 3 m de distância entre-eixos. Sua motorização possui duas opções, veja abaixo:
Versão 2WD motor único
- Baterias CATL com potências de 230 kW, entregando 312 cv e 185 kW com 251 cv.
Versão 4WD motor duplo
- Baterias CATL com potência máxima de 123 kW + 230 kW, totalizando 353 kW com 480 cv.
Veja abaixo o vídeo divulgado pela Carscoops sobre o teste realizado na China.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas