No ano de 2005, a EA lançava o Need For Speed Most Wanted, que logo chamou atenção dos fãs da franquia e de carros, pois além de ser um jogo de corrida com missões que além de te fazer progredir na campanha, te dava a oportunidade de ganhar recompensas, como dinheiro ou até o carro do seu oponente.
No jogo, o protagonista possuía uma BMW M3 GTR, que foi perdida no início da campanha e só pode ser recuperada após derrotar o vilão do jogo. Apesar de ser pouco utilizada, ela ainda sim marcou a vida dos jogadores do jogo, tanto que após 19 anos do lançamento do jogo, a BMW decidiu montar uma unidade do carro na vida real. Possivelmente, a motivação da fabricante em fazer essa homenagem seja em comemoração ao aniversário de 30 anos da franquia de Need For Speed.
Apesar de ser baseado em uma M3 de rua, o modelo do jogo, um M3 GTR, era derivado do carro de competição da BMW. Itens como as rodas do tipo centerlock (presas ao cubo da roda por apenas uma porca) e o aerofólio traseiro são exatamente os mesmos utilizados nas pistas.
A M3 até recebeu uma versão GTR de rua com os mesmos para-choques da unidade de competição, mas tinha visual mais tímido, e apenas 10 unidades foram produzidas.
A unidade com a pintura comemorativa nasceu como um carro de competição e recebeu a pintura do jogo. Debaixo do capô está o motor V8 de 450 cv de potência. Nas pistas, o M3 GTR venceu as 24 horas de Nürburgring de 2004 e 2005
O motivo para a BMW não utilizar uma M3 GTR de rua para recriar o carro é simples, existem menos de 10 desses carros em todo o mundo, utilizar um deles para modificar seria muita extravagância para a marca alemã. A BMW possui um acervo pessoal de todos os seus carros de corrida já fabricados, e portanto resolveram utilizar uma M3 GTR de competição para a homenagem. O carro não está à venda, entretanto estará exposto por tempo limitado no Museu da BMW, em Munique.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!