UAI
VIDA IMITA A ARTE

Transformers: carro-robô que custa mais de R$ 15 milhões vai a leilão

Máquina japonesa foi feita com material que compõe veículos de Fórmula 1 e pode chegar a 10km/h

Publicidade
Tecnologia foi feita com inspiração em animes
Tecnologia foi feita com inspiração em animes Foto: BSXCars/Divulgação

Os filmes, desenhos e brinquedos da série Transformers são famosos em todo o mundo e podem ter sido inspiração para esse carro-robô que está em leilão. O modelo é um traje mecânico da vida real e custou cerca de R$ 15 milhões para ser fabricado.

A equipe responsável pela criação da máquina é composta por entusiastas de anime e o veículo tem 4,5m de altura (quando de pé), pesando cerca de 3,5 toneladas. O modelo que está à venda pela SBX Cars é operado manualmente por uma pessoa em seu interior, e é totalmente funcional.

Carro-robô em leilão tem exterior de modelos da Fórmula 1

O Archax, como é chamado o veículo à venda, foi pensado por Yoshida Tyo – presidente das Indústrias Tsubame. Interessado por robôs desde criança, quando seu avô dirigia uma empresa siderúrgica, o executivo tinha o sonho de construir uma máquina que mistura robôs e veículos de quatro rodas algum dia.

Para tirar suas ideias da imaginação, Tyo passou a estudar tecnologias manuais robóticas na faculdade. Anos depois, ele construiu o carro-robô que vai a leilão e contou com a ajuda de uma siderúrgica que fabrica peças para máquinas de construção pesada para criar a estrutura de sua obra.

O exterior do modelo é feito com o mesmo plástico reforçado com fibra que equipa os carros de Fórmula 1. O Archax é capaz de levantar seus braços e transformar do modo robô, se locomovendo a 2km/h, para o modo carro, e passa a ter velocidade máxima de 10km/h. O carro-robô é movido por diversos motores elétricos alimentados por uma bateria DC300V.

Carro-robô é controlado por pessoa em seu interior

 

Interior do Archax mostra as quatro telas que permitem o piloto enxergar o exterior
Quem adquirir o carro-robô poderá controlá-lo por meio de joysticks Foto: SBXCars/Divulgação

Criatura de metal que anda e pode virar veículo, o Archax pode ser controlado por um humano em seu interior. A cabine, localizada no “peito” do modelo, é totalmente fechada e o piloto vê o exterior por meio de nove câmeras espalhadas pela carroceria. As imagens são transmitidas para quatro monitores que envolvem o tripulante.

O dono do carro-robô poderá controlar os braços de sua obra japonesa a partir de um par de joysticks, além de um painel sensível ao toque em que o piloto altera funções discretas – como luzes e modos. Há também dois pedais que controlam o movimento do Archax. O veículo tem botões vermelhos em seu interior e exterior para parar o modelo em casos de emergência.