UAI
CURIOSIDADE

Carros alegóricos também precisam ser aprovados em vistoria

Detran do Rio de Janeiro fiscaliza veículos: condições de freio e pneus estão entre os itens avaliados

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Entre outros itens, vistoriadores verificaram o estado de conservação dos pneus e dos freios
Entre outros itens, vistoriadores verificaram o estado de conservação dos pneus e dos freios Fotos: Detran RJ/Divulgação

Fiscalização não é coisa restrita a automóveis, motocicletas e veículos pesados. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio de Janeiro fez nesta semana uma vistoria em todos os carros alegóricos das 12 escolas de samba do Grupo Especial. A fiscalização aconteceu na Cidade do Samba, na zona portuária da capital, onde foram checados itens de segurança. Os técnicos não encontraram irregularidades e aprovaram todos os equipamentos.

Entre os itens avaliados durante a vistoria, as principais preocupações foram em relação ao estado de conservação dos pneus e dos freios dos carros alegóricos, e a amplitude da visualização da pista pelos motoristas.

“Todos os 12 barracões foram inspecionados e, do ponto de vista do Detran, estão prontos para dar um belo espetáculo na Avenida. O departamento também vai realizar uma campanha educativa de Segurança no Trânsito, no Sambódromo. E realizar operações de fiscalização de veículos irregulares em mais de 20 operações em todo o estado. O objetivo maior do Governo do Estado, por meio do Detran, é proporcionar um carnaval tranquilo para todos”, disse presidente do Detran-RJ, Glaucio Paz, em nota.

Vistoria de carros alegóricos e fiscalização de motoristas

Os fiscais também atuarão na Marquês de Sapucaí durante os desfiles. Eles vão verificar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos motoristas dos carros alegóricos e realizar testes para verificar se houve ingestão de bebida alcoólica.

“Decidimos fazer essa operação no começo da semana para que as escolas tivessem tempo de ajustar qualquer irregularidade. Mas não foi necessário, já que todas foram aprovadas. Estaremos atuando dentro e fora do Sambódromo para que todos se divirtam e voltem para casa em segurança”, disse o coordenador de Fiscalização do Detran-RJ, Alan Ramos, em nota.

Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro ocorrerão nos próximos dias 11 e 12 (domingo e segunda, respectivamente), na Marquês de Sapucaí, tradicional palco do evento. As premiações ocorrerão no dia 14 (quarta-feira). Os carros alegóricos, claro, têm papel importante na festa, e precisam funcionar bem, já que, além das questões de segurança, falhas implicam na perda de pontos para as agremiações: por isso, a vistoria tem importância redobrada.