Essa foto que chamou sua atenção não é uma montagem. Essa motocicleta é a Whitelock Tinker Toy, e ela soma nada menos que 48 cilindros. Ela detém o recorde mundial - auferido pelo Guinness - do veículo com mais câmaras de combustão, e não apenas entre motocicletas.
A Whitelock Tinker Toy foi apresentada em 2003 e sua autoria é de Simon Whhitlock. Os 48 cilindros foram 'emprestados' da Kawasaki KH250, que tem motor de 3 cilindros e dois tempos. Foi preciso usar 16 motores, disposto em seis bancos de 8 cilindros. Ainda existe um 49º cilindro, com 150cm³, usado para dar partida nesse motor monstruoso.
A moto de 48 cilindros
Somando os 48 cilindros, a Whitelock Tinker Toy tem capacidade volumétrica de 4.2 litros. Essa é a 'litragem' de um esportivo aspirado. Mas, e a potência? Bom, não existe uma medição oficial, mas a Kawasaki KH250 tem 32,4cv. Se multiplicarmos esse número por 16 motores, vamos chegar próximo aos 520cv de potência. Mas, a conta correta não é bem essa. Mas dá para imaginar a 'ignorância' do torque de uma moto dessa de dois tempos.
O projeto da Whitelock Tinker Toy nasceu a partir do motor de 48 cilindros, depois completado pelo resto da motocicleta. Todos esses motores foram montados na dianteira de uma gigantesca Honda Goldwing, incluindo o garfo e o sistema de freio, mas a traseira é personalizada. O tanque de combustível não fica acima do motor, o lugar convencional, onde foi alocado o sistema de ignição.
Whitelock Tinker Toy pode rodar nas ruas
A Whitelock Tinker Toy não é apenas uma moto para ser apreciada. O veículo de 48 cilindros tem autorização para rodar no Reino Unido. E, apenas apreciando as fotos, é de se duvidar que seja possível pilotar essa motocicleta, mas ela pode ser conduzida sim. Só que é fundamental ter braços longos! Ainda assim, não parece confortável ficar entre o motorzão e o escapamento.
Se você gostou dessa máquina, saiba que em breve, mais precisamente em 21 de abril, ela será leiloada pela Bonhams. A estimativa é que a motocicleta seja vendida entre US$ 40 mil e US$ 60 mil (algo entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, na conversão direta). Então, você acha que esse modelo exclusivo, extravagante e recordista vale tanta grana?
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!