UAI
Fusca azul!

Cuidado para não levar um tapa se vir passar um Fusca azul

Dia 20 de janeiro é conhecido como Dia Nacional do Fusca, modelo que carrega muitas histórias, inclusive uma brincadeira nada saudável de dar socos ao ver um exemplar na cor azul

Publicidade
É comum dar soco quando se vê um Fusca azul, mas você conhece a história da brincadeira?
É comum dar soco quando se vê um Fusca azul, mas você conhece a história da brincadeira? Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

O dia 20 de janeiro é marcado como o Dia Nacional do Fusca. A data é comemorada desde 1989 e foi criada após iniciativa de fãs do modelo com apoio da Volkswagen. Outra coisa importante relacionada ao 'besouro' é a brincadeira do Fusca azul.

A brincadeira é simples. A pessoa que avistar um Fusca na cor azul pelas ruas da cidade teria a permissão para dar um soco ou tapa no braço do amigo ao lado. Essa atitude de dar um golpe quando ver o veículo na cor azul também é praticada em outros países, como Estados Unidos, México e Canadá.

Como surgiu a brincadeira do Fusca azul?

Existem algumas teorias para a criação da brincadeira. A mais famosa tem relação com o criador de uma montadora que não fabrica o Fusca, a Ford. Acredita-se que Henry Ford teria ficado irritado com um funcionário de sua empresa quando um modelo Ford Model T teria sido fabricado na cor azul e não preta.

TrÊs fuscas nas cores azul, verde e amarelo enfileirados trafegando em rua pavimentada com praça gramada ao lado. É possível enxergar a serra do Curral ao fundo e o céu claro.
Apesar de ser da Volkswagen, brincadeira do Fusca azul começou com a Ford Foto: Marcelo Sant'Anna/EM/D.A Press

A cor era importante para Ford, que chegou a dizer que seu cliente poderia comprar carro na cor que desejar, desde que seja preto. O ódio do criador da marca foi grande e chamou a atenção dos outros funcionários, que passaram a dar socos nos colegas de trabalho quando um modelo azul passava por eles.

Anos depois, a Volkswagen lançava o Beetle – Fusca, no Brasil – e a brincadeira foi associada ao modelo. Nos Estados Unidos, o Fusca recebeu o apelido de Bug, já que seu nome se traduz em besouro. Por isso, a brincadeira passou a se chamar “punchy bug” ou “esmaga inseto”.

Dessa forma, quando os Fuscas eram vistos nas ruas, as pessoas davam socos nos braços dos colegas. No Brasil, as duas histórias se juntam e as pessoas dão golpes nos braços quando Fuscas na cor azul são vistos. O tom de azul não importa, pode ser azul-marinho, turquesa, azul bebê ou celeste.

No México a brincadeira é a mesma, só muda a cor. Por lá, o Fusca deve ser amarelo, pois a cor é mais incomum.

Volkswagen aproveita brincadeira do Fusca azul

O ato de dar um soco quando se avista um Fusca ficou famoso. Aproveitando a fama, a Volkswagen lançou uma campanha publicitária no começo dos anos 2000, chamando o jogo de “Punch Dub”. Confira o vídeo: