Para os consumidores de determinados países, os carros são mais caros que para os de outros. É o que mostra uma pesquisa divulgada pela FINN Auto: o levantamento leva em conta o preço do automóvel mais acessível de cada nação, mas também outros fatores, como a renda média da população e o custo local do combustível.
Com base nesses fatores, a FINN Auto calculou um índice dos custos para adquirir e manter o veículo. Infelizmente, o Brasil não consta na pesquisa: é que, lamentavelmente, o estudo inclui apenas países da Europa e da América do Norte, além de México, Israel, Japão e Austrália.
O estudo também deixou de incluir outros fatores, como os impostos sobre a propriedade de veículos cobrados em cada país das demais despesas, entre as quais impostos de propriedade e seguro. Ainda assim, dá para ter uma noção do quanto os veículos pesam nos bolsos de diferentes populações.
Países onde os carros são mais caros
Com base nos citados parâmetros, veja quais são os 10 países onde os carros são mais caros para se adquirir e manter:
País Índice de custo do carro México 9.70 Estônia 8.79 Letônia 8.64 Portugal 8.19 República Tcheca 8.18 Hungria 8.03 Israel 7.73 Grécia 7.73 Espanha 6.82 Eslováquia 6.82
E onde os carros são mais baratos?
O levantamento não mostrou apenas quais países, entre os pesquisados, têm os carros mais caros: também foram listados os locais onde a população tem mais facilidade para adquirir e manter o veículo em relação à própria rende média. Veja quais são eles:
País Índice de custo do carro Luxemburgo 0.46 Estados Unidos 0.91 Austrália 1.97 Islândia 2.43 Bélgica 2.43 França 2.43 Áustria 3.03 Canadá 3.03 Eslovênia 3.03 Alemanha 3.18 Reino Unido 3.18
Por que os carros ficaram tão mais caros no Brasil? A gente tentou responder:
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!