Quem um dia poderia imaginar que uma marca tradicional como a Ford deixaria de produzir seus carros no Brasil depois de tantos anos de atividades? Pois é, mas isso aconteceu em janeiro de 2021, quando a marca do oval azul anunciou que iria interromper a produção de seus modelos em território nacional e passaria a ser apenas uma importadora de veículos. Além da Ford, também encerraram a produção a Mercedes-Benz e a Troller. Mas será que esse movimento parou por aí? Boris Feldman e Enio Greco conversam sobre o assunto e arriscam palpite sobre qual montadora seria a próxima a fechar suas portas no Brasil.
Esse “estranho” movimento recente de montadora fechando fábrica no Brasil começou com a Mercedes-Benz, no fim de 2020. A ocasião, a marca alemã anunciou o fim da produção em sua fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo, onde eram montados dois modelos: o SUV GLA e o sedan Classe C. A unidade fabril foi inaugurada em março de 2016.
Pouco tempo depois, mais precisamente em 11 de janeiro de 2021, a Ford anunciou o fim da produção de seus modelos (Ka hatch e sedan e EcoSport) na fábrica de Camaçari, na Bahia, e na outra de motores e transmissões em Taubaté (SP). Ao deixar de ser montadora no Brasil, a Ford optou por também encerrar a produção na fábrica da Troller, em Horizonte (CE). A marca do oval azul era dona da produtora de jipes.
Vale lembrar que a Audi também chegou a encerrar a produção do modelo A3 na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Mas a montadora retomou as atividades na unidade em junho de 2022, mas dessa vez para produzir a nova geração do Q3.
Boris Feldman analisa qual seria a próxima montadora a fechar as portas por aqui?
Fazendo um exercício sobre a realidade das montadoras no mercado brasileiro, Boris Feldman arriscou um palpite sobre a montadora que tem mais chances de encerrar a produção no país. Para ele, a fábrica da Jaguar Land Rover, em Itatiaia (RJ), onde é montado o SUV Evoque, tem grandes chances de ser a próxima a fechar suas portas, devido ao baixo volume de produção e vendas.
Mas Boris Feldman vai além e sugere que outra grande montadora pode deixar de produzir seus carros por aqui, e, como a Ford, se transformar em importadora. Ele se refere à General Motors, que há anos produz os modelos com a marca Chevrolet no território nacional.
Boris chegou a essa conclusão baseado em declaração da CEO da GM, Mary Barra, que afirmou que a marca não pretende produzir modelos híbridos, pois passará dos movidos à combustão para os elétricos. Diante de tal afirmação, ele acredita que dificilmente a montadora investirá para produzir carros elétricos no Brasil, pois seria mais vantajoso importá-los.
São possibilidades que só o tempo poderá dizer se o Boris está com a razão ou não. E você, qual seria seu palpite sobre uma possível montadora que estaria na fila das que encerraram a produção no Brasil? Se você gostou do vídeo do Estúdio Vrum, não deixe de curtir e considere se inscrever em nossos canais no YouTube e Dailymotion. E não se esqueça que o VRUM está também no Facebook, Instagram e Twitter, além do portal vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas