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XLR - Versão americana

Conversível de luxo da Cadillac une estilo único, interior futurista e capota rígida para ser uma resposta aos rivais europeus com mais tradição no segmento

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Linhas angulosas, inclusive na grade e nos faróis, dão caráter único ao XLR, que é o carro mais baixo, comprido e com maior entre-eixos de sua categoria

Quando se pensa em carros de luxo, e ainda por cima conversíveis, normalmente se vai na direção dos veículos europeus, já que fabricantes como Jaguar e Mercedes têm tradição neste tipo de veículo. Mas os americanos tentam, com variados graus de sucesso, produzir roadsters de alta gama.

A montadora dos Estados Unidos que mais investe na categoria é a Cadillac, divisão de luxo da GM. Nos anos 80, a marca lançou o Allanté, desenhado pelo estúdio Pininfarina e que tinha carroceria montada na Itália e enviada para os EUA.

A mais recente incursão da Cadillac entre os roadsters de luxo é o XLR. Veículo que, seguindo as tendências recentes, tem capota rígida que, quando fechada, transforma esse dois lugares em autêntico cupê. Em conformidade com o estilo dos modelos recentes da marca, e também como um fator para se diferenciar da categoria, as linhas do XLR são angulosas, inspiradas nos caças invisíveis do tipo stealth.

Capota rígida fica totalmente recolhida dentro do porta-malas


Caixa de brinquedos
Até mesmo o desenho dos faróis, grade dianteira e lanterna traseira parecem saídos de caixa de brinquedos de montar. A impressão é que, se as rodas pudessem ser quadradas, os estilistas teriam feito dessa forma. O visual é agressivo, com linha de cintura fortemente ascendente, pára-brisa baixo e inclinado, além de rodas dianteiras tão deslocadas para a extremidade do veículo, que parecerem pular para fora.

O interior segue o mesmo princípio. Console, comandos, saídas de ventilação e até mesmo a alavanca do câmbio são tão retas quanto é possível. Redondo, só mesmo o volante e mostradores. Naturalmente, como se trata de um Cadillac, os materiais de acabamento, como couro nos bancos e detalhes em madeira, são dignos de um veículo de luxo, mas o interior do carro passa impressão que o luxo, no sentido tradicional da opulência, deu lugar a um visual curiosamente futurista, mas com um ar da década de 70.

Inspiração
Mecanicamente, pode-se dizer que o XLR se inspira em seus rivais europeus. Apesar de não abrir mão do onipresente V8, praticamente uma instituição americana, o motor troca o tradicional comando de válvulas lateral por um duplo comando no cabeçote. Outras tecnologias modernas são a variação contínua do tempo de abertura das válvulas e bloco do motor em alumínio. O Northstar 4.6, como é chamado, produz 320 cv de potência e 42 kgfm de torque.

Para melhorar a divisão do peso entre os eixos, a transmissão foi colocada na traseira, resultando em uma distribuição de praticamente 50/50. A tração obviamente é traseira e a caixa automática é de seis velocidades. A Cadillac não divulga a velocidade máxima, mas a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,8 segundos.