A Ward's possui algumas das publicações mais respeitadas do jornalismo automotivo norte-americano, com 86 anos de história. Um dos grandes destaques da editora é a relevância de suas premiações, que apontam os melhores motores e, também, interiores. A lista dos 10 melhores habitáculos de modelos vendidos nos Estados Unidos acabou de sair. A avaliação abrange quesitos de desenho, versatilidade e expressão da marca, mas também inclui critérios como estética, harmonia do desenho, conforto, informações ao motorista, ergonomia, encaixes e arremates, materiais, segurança e avaliação geral. Foram oito editores que avaliaram 40 carros, todos novos ou que sofreram alterações internas neste ano.
Veja as fotos de todos os modelos premiados, com os respectivos habitáculos!
Os premiados nas 10 categorias
O Subaru Outback foi o vencedor como carro popular, que inclui modelos que custam abaixo de US$ 29.999. As três divisões de luxo das marcas generalistas japonesas fizeram o seu dever de casa. O Infiniti M56 (da Nissan) ganhou como carro premium - foto de abertura. O Lexus HS 250h da Toyota foi a escolha entre os híbridos. O Acura ZDX, o crossover futurista de linhas angulosas lançado pela divisão de luxo da Honda, foi escolhido pela sua inovação. Longe de apresentarem a mesmice em desenho, como na década de 90, os carros japoneses passaram a incorporar a identidade dos seus fabricantes até no interior, como comprova o premiado Mazdaspeed3, hatch médio premiado pela expressão de sua marca.
Os europeus levaram três prêmios, nem sempre de acordo com o preço. O ultra-ergonômico Volvo XC60 foi o vencedor entre os utilitários premium (vídeo acima). O Porsche Panamera (assista ao teste do Emílio no vídeo abaixo) fez valer a sua criatividade, marcada no console central cujas teclas são arranjadas no formato de uma espinha de peixe. E o curioso BMW Série 5 GT, um cruzamento entre perua e hatchback, foi premiado pela sua versatilidade, graças ao amplo porta-malas de fácil acesso e aos bancos moduláveis - foto ao final da matéria.
Os americanos também tiveram a sua vez. A Chevrolet ganhou dois prêmios. O crossover grande Equinox levou como o melhor utilitário abaixo de US$ 39.999. O Chevrolet Camaro, por sua vez, foi o primeiro entre os esportivos, graças ao seu interior que replica com perfeição as linhas nostálgicas do exterior (confira o desempenho do carro no vídeo abaixo).