De Campinas (SP) - Foi-se o tempo em que a Volkswagen fazia apenas automóveis para o povo. Era o Fusca, lembra? Pois é, a montadora alemã há muito abandonou essa imagem e, na Europa, produz automóveis de luxo que não ficam devendo nada a modelos de marcas sofisticadas, como Mercedes-Benz, BMW e a própria Audi, que pertence ao grupo. O utilitário-esportivo Touareg é um exemplo disso. A montadora apresentou, em Campinas, o modelo reestilizado, que já está sendo comercializado no mercado nacional.
Construído sobre a mesma plataforma do Porsche Cayenne, o Touareg foi lançado na Europa em 2002. Este ano, o utilitário-esportivo passou por um facelift, ganhando discretas alterações no visual, que surtiram interessante efeito. Os faróis, que tinham linhas retangulares, ganharam novos contornos, conferindo aspecto mais esportivo ao veículo. Na grade frontal, uma moldura invade o pára-choque e, na traseira, as lanternas incorporaram elementos circulares, característicos dos modelos da marca.
A Volkswagen comercializa no Brasil o Touareg V6 FSI, equipado com motor 3.6 litros de 24 válvulas e 280 cv, e o V8 FSI, com propulsor 4.2 litros de 32 válvulas e 350 cv. Veículos testou em Campinas a versão V8, topo de linha, que impressiona pelo bom desempenho, nível de sofisticação e tecnologia embarcada. Apesar das dimensões avantajadas, o utilitário se comporta como um automóvel, proporcionando dirigibilidade segura e confortável.
Tem detalhes de sofisticação dignos dos automóveis de luxo. A chave, por exemplo, não precisa ser inserida na ignição, para dar a partida. Basta tê-la no bolso e acionar o botão start que fica no console central. Feito isso, basta se deliciar com o agradável ruído emitido pelo possante V8. É só acelerar que ele responde de imediato. Faz de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e tem velocidade máxima de 234 km/h. O câmbio é automático (do tipo Tiptronic) de seis velocidades e o carro ainda tem tração integral permanente, que garante mais segurança em pisos escorregadios.
Tem de tudo
A versão V8 está equipada com rodas com aro de 18 polegadas; faróis bixenon direcionais, com lavadores e luz estática para curvas; ar-condicionado eletrônico, de quatro zonas; bancos revestidos em couro; coluna de direção com ajustes elétricos de altura e profundidade; computador de bordo; sensor de chuva; e piloto automático. Opcionalmente, tem suspensão pneumática, com regulagem de altura e ajuste elétrico dos amortecedores, bloqueio de diferencial e teto solar elétrico.
Uma das novidades tecnológicas do Touareg V8 é o freio ABSplus, que reduz a distância de frenagem em até 20%, em pisos de pouca aderência. Há também o ACC (controle adaptativo da velocidade de cruzeiro, na sigla em inglês), que, pelo radar, verifica a distância em relação ao carro que está à frente, acelerando ou desacelerando, conforme velocidade determinada no 'piloto automático'. O mais interessante é que o ACC detecta situações de risco de colisão, acionando o sistema de frenagem. O utilitário tem ainda controle de estabilidade, proteção ativa contra rolagem de carroceria e outros sistemas que garantem total segurança, em diferentes tipos de pisos.
Além de cintos de segurança com ajustes elétricos, o Touareg V8 tem uma unidade de controle de airbags, que recebe informações de sensores anti-rolagem, que detectam a possibilidade de capotagem. Nesse caso, os airbags de cabeça, tórax e laterais são ativados automaticamente. Tudo isso por US$ 132.410, para a versão V8. Já a versão V6 custa US$ 106.555.
(*) Jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil
Leia mais e assista ao lançamento dos modelos Volkswagen no Veja Também, no canto superior direito desta página.