O segmento de utilitários-esportivos tem seu público cativo, que se torna cada vez mais exigente. Sabendo disso, a Volkswagen tratou de tornar ainda mais sofisticado o seu Touareg, que na segunda geração chega com requintes que até então eram encontrados apenas nos modelos das marcas premium. O carrão tem estilo e mostra que pode encarar, sim, concorrentes de peso, já que conta com todos os mimos de conforto, conveniência e segurança.
VISUAL A primeira geração do Touareg foi lançada em 2002 e, desde então, cerda de meio milhão de unidades foram vendidas. Para tornar o modelo ainda mais competitivo, a VW tratou de dar um tapa no visual e caprichou no recheio da segunda geração, elevando o padrão. O utilitário-esportivo ganhou linhas mais modernas, com faróis bixenônio de fundo preto e dotados de um conjunto de LEDs. A grade simples de duas barras cromadas acompanha o estilo da ampla entrada de ar na parte inferior do para-choque. As laterais são lisas, com formas musculosas, linha de cintura elevada e teto arqueado. A traseira é mais arredondada, com lanternas horizontais invadindo as laterais. É um carro de dimensões avantajadas, que o tornam pouco prático no trânsito urbano, apesar de todo o aparato eletrônico – sensores e câmeras – para o auxílio em manobras de estacionamento.
ESPAÇO Grande por fora, espaçoso por dentro. Na verdade, o interior do Touareg oferece conforto para quatro pessoas, já que o assento do meio no banco traseiro é prejudicado pelo túnel no assoalho e o apoio de braço embutido no encosto. Além disso, o assento é baixo e não apoia totalmente as pernas. Mas na frente motorista e passageiro viajam com conforto total, já que os bancos contam com todos os ajustes elétricos. O banco traseiro tem ainda o detalhe interessante do encosto reclinável, além de contar com apoios de cabeça e cintos de segurança de três pontos retráteis para todos os ocupantes. O porta-malas tem boa capacidade de carga e traz em seu interior o estepe de emergência, que roda em velocidade limitada.
SOFISTICADO O acabamento interno do Touareg segue padrão de automóvel de luxo, com materiais de boa qualidade. Os bancos e painéis de portas são revestidos em couro marrom e o painel principal tem a parte superior em material emborrachado, mais agradável ao toque. Os instrumentos são de fácil visualização, com visor digital, computador de bordo e tela central para áudio, navegação e informações sobre o carro. O volante multifuncional tem boa pega e conta com aletas para trocas de marchas. A chave pode ser inserida no painel ou não. Se o motorista preferir, pode deixá-la no bolso e apertar o botão start/stop no console. O freio de estacionamento é eletrônico com função auto-hold (que não deixa o carro voltar em arrancadas em subidas). E, para ampliar a sensação de espaço e luminosidade, um enorme teto solar panorâmico deixa o céu à vista.
EFICIÊNCIA Para ser um utilitário-esportivo bom de asfalto e honesto em estradas de terra sem exageros, o Touareg conta com uma verdadeira parafernália eletrônica. Além da tração integral 4Motion, com diferencial deslizante que distribui a força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro conforme a necessidade, o modelo conta com um dispositivo no console no qual se opta por off road ou on road. Quando ativado para o fora de estrada, o seletor ajusta os freios ABS e os sistemas EDS e ASR, além de habilitar o Hill Descent Assist, que altera o momento das trocas de marchas do câmbio automático em descidas acentuadas. Quer mais eletrônica? O Touareg tem ainda o Adaptive Cruise Control (ACC), que controla velocidade e distância, com sensores por todos os lados e câmeras. Se o sistema entender que existe o risco de uma batida, ele emite sinais sonoros e visuais, além de preparar os freios para agir mais rapidamente. Muito interessante, mas o excesso de apitos às vezes nos leva a desligar o sistema na tecla do painel.
DIRIGINDO Para empurrar as duas toneladas de peso, um motor V6 de 3.6 litros cumpre bem o seu papel. Com muito torque e potência, o propulsor responde rápido aos comandos do motorista, garantindo um desempenho quase esportivo. O câmbio automático de oito marchas e trocas sequenciais também contribui, garantindo o melhor aproveitamento da força do motor. Por outro lado, o consumo é elevado. Na cidade, o computador de bordo registrou 4,5km/l e na estrada 9,8km/l. As suspensões garantem equilíbrio entre conforto e estabilidade, com pouca transferência das irregularidades do solo para dentro. A direção foi bem calibrada e para o tamanho do carro tem até bom diâmetro de giro. Os freios, com toda a sopa de letrinhas, funcionam de forma eficiente. No fora de estrada mais leve o Touareg vai bem, apesar de não ter os pneus mais apropriados.