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VW lança Tiguan reestilizado por R$ 110 mil, com reajuste de apenas 8%

Importado da Alemanha, utilitário é a primeira novidade que chega ao mercado depois do aumento do IPI

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O modelo 2012 do off-road da Volkswagen é o primeiro importado lançado depois da decisão do governo de aumentar o IPI dos carros fabricados fora do Mercosul. O Tiguan, que vem da Alemanha, custava R$ 102 mil, mas, apesar do reajuste ter sido de 30 pontos percentuais, a VW aumentou seu preço em apenas 8%. O carro, que passaria a custar cerca de R$ 130 mil, foi tabelado em R$ 110 mil.

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Lançado no mercado europeu no início do ano, o Tiguan 2.0 TSI reestilizado chega às concessionárias no Brasil. O “tapinha” já era necessário por que o modelo, lançado na Europa em 2007 e trazido para o Brasil em 2009, circulava em nossas ruas sem novidades. Mas as alterações não foram grandes, ganhando o já monótono DNA da marca. A grade trapezoidal deu lugar a dois frisos horizontais cromados com fundo black piano. Essas linhas delgadas são acompanhadas pelos faróis, que opcionalmente podem ser bixênon com LEDs.

Integrados ao novo para-choque, os faróis auxiliares cresceram e agregam a função de luzes direcionais. As lanternas traseiras também foram redesenhadas, assim como o para-choque, e perderam o recorte. Apesar de ter recebido o mesmo painel de instrumentos e novo volante, o interior manteve a identidade do modelo, como os difusores de ar duplos. A mudança dos demais comandos, como ar-condicionado, som e tela colorida do computador de bordo, foi eficaz. Os bancos revestidos com tecido e uma faixa central em couro podem opcionalmente ser totalmentes revestidos em couro.

O conjunto mecânico continua o mesmo: motor 2.0 de quatro cilindros turboalimentado, câmbio automático de seis marchas com opção de trocas manuais por aletas situadas no volante, e tração integral permanente, sendo em uso normal 90% no eixo dianteiro, mas pode variar de acordo com a necessidade. O motor gera 200cv de potência e 28,5kgfm de torque. A velocidade máxima é de 207km/h e o consumo de 9,17km/l (urbano) e 12,9km/l (rodoviário), segundo o fabricante.

MIMOS O principal apelo do Tiguan é a boa oferta de mimos. De série, destacam-se rádio com tela sensível ao toque, mesinhas para os passageiros de trás; retrovisor interno eletrocrômico; retrovisores externos com rebatimento elétrico; indicador de pressão de pneus; sensor traseiro de estacionamento; sensor de chuva; freio de estacionamento eletromecânico; e função auto-hold, que mantém o veículo parado sem o motorista pisar no freio, liberando-o quando o motorista acelera. Como opcionais, ignição e destravamento do veículo sem o uso da chave (kessy); Park Assist II; rádio com sistema de navegação integrado; teto solar panorâmico; e rodas de liga aro 18.

SEGURANÇA O Tiguan tem seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina); cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para os cinco passageiros; freios ABS, controle de estabilidade e de tração; sistema ISOFIX para prender a cadeirinha de criança; e detector de fadiga. Tudo isso ajudou o modelo a ganhar nota máxima de institutos de segurança renomados, como EuroNCAP (Europa) e IIHC (Estados Unidos).

IMPRESSÕES O utilitário compacto continua agregando características que o tornam uma opção a ser pensada no momento da compra: bom desempenho, considerando o peso de 1.586kg; comprimento relativamente pequeno (4,43m); interior requintado; muitos porta-objetos, bem localizados e com formatos funcionais; bom porta-malas (470 litros); boa posição de dirigir para motorista (com regulagem elétrica no assento como opcional), carona (que tem regulagem lombar), e até passageiros de trás, que têm regulagem longitudinal do banco (16cm) e do encosto, além da altura elevada do assento em relação ao assoalho. A bola fora para esses ocupantes fica por conta da climatização ineficaz. Diferentemente dos passageiros da frente, que têm regulagem de dupla zona no ar-condicionado.

O novo Tiguan já está à venda na rede. O preço dos opcionais não foi divulgado porque a VW ainda não fechou esses valores, reflexo da alta do IPI. Antônio Paulucci, especialista de produtos da VW, garante que a partir de segunda-feira quem for à concessionária já terá esses preços. Também em função do IPI, a marca não arriscou divulgar a expectativa de vendas do modelo, que agora passa a ter três anos de garantia total.