Grande vedete do estande da Volkswagen no Salão de Paris, o Golf geração sete – apresentado nas versões GTI e BlueMotion – mostrou algumas melhorias interessantes em relação ao seu antecessor. O hatch médio está maior, mais leve, com silhueta de linhas fortes e tem porta-malas de 380 litros, 30 a mais que o modelo antigo. Além disso, consome até 23% menos combustível. A versão BlueMotion traz ainda um propulsor de 1.6 litro com turbocompressor e injeção direta de diesel, o que torna o carro ainda mais econômico.
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Com essas alterações, a Volks espera que o Golf permaneça como um grande sucesso de vendas na Europa. O novo Golf tem um design poderoso, que presta singela homenagem aos modelos clássicos das gerações 2 e 4. No entanto, as mudanças visuais são praticamente imperceptíveis e a identidade do modelo foi mantida. A parte dianteira ganhou faróis um pouco mais altos e com traços mais incisivos. Na traseira, mais robustez e mesma ousadia dos faróis dianteiros. Uma nuance do Golf 7 em relação ao seu antecessor é que, neste modelo, o capô não é mais enquadrado pelas asas, o que aumenta ainda mais a sensação de robustez.
Ademais, o novo Golf conta com direção mais intuitiva e o motorista terá mais facilidade para guiar o seu veículo. O painel dispõe de comandos precisos e é de grande auxílio para o motorista. O interior do hatch da Volkswagen está maior e os passageiros que estiverem no banco traseiro terão mais conforto e espaço.
O motor 1.4 turbo com 140 cavalos e desligamento de cilindros tem bom torque, é potente e, acima de tudo, extremamente econômico. De acordo com a Volkswagen, o motor 1.6 a diesel (105cv TDI) consome apenas 3,8 litros para cada 100 quilômetros rodados. Já o 140cv TSI, que funciona a gasolina, necessita de 4,8 litros do combustível para cada 100 quilômetros rodados. A versão BlueMotion promete ainda mais economia, com um consumo de 31,25km/L.
Aliando conforto e beleza com confiança e economia, o Golf geração 7 certamente será benquisto pelos motoristas europeus. E pelos brasileiros também. A previsão é que o veículo aporte em terras brasileiras ainda em 2013, importado, e que seja produzido por aqui em 2014 ou no México. Depois de seis gerações e 38 anos de história (o primeiro modelo foi lançado em 1974), o Golf segue firme e forte, e mais estrela do que nunca.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, de quatro cilindros, 1.6 16V a diesel com tecnologia TDI CR BlueMotion e potênciais variando de 77cv a 110cv; 1.2 e 1.4 16V a gasolina com potências de 85cv a 140cv
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de cinco e seis velocidades/ câmbio automatizado com seis e sete velocidades. Controle de tração e estabilidade.
SUSPENSÕES/RODAS
Dianteira, do tipo McPherson com novo sistema de suspensão. Controle de tração e estabilidade. Suspensão traseira leve ou suspensão traseira de performance modular. Rodas de aço 15 polegadas (versão básica) e de liga de leve de 17 polegadas na versão topo de linha.
DIREÇÃO
Hidráulica com novo sistema de direção progressiva.
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e rígidos na traseira. Sistema ABS com EBD e assistência de partida em aclives. Freios de multicolisão e sistema que evita batidas.
CAPACIDADES
Tanque, 50 litros; porta-malas, 380 litros; de carga (ocupantes e bagagem), 1.270 litros