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VW Bora 2.0 - Conforto e mordomia

Com mudanças nos faróis e nas lanternas traseiras, sedã ganha câmbio automático Tiptronic de seis velocidades. Destaques são acabamento e a lista de equipamentos

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Frente ficou com aspecto mais moderno

De Campinas, SP - A Volkswagen já comercializa no Brasil o novo Bora, sedã médio produzido na fábrica de Puebla, no México. Além da discreta reestilização, o modelo traz como principal novidade a opção da transmissão automática Tiptronic de seis marchas, a mesma que equipa o Golf, Jetta, Passat e Touareg. O sedã é vendido em duas versões, com acabamento de qualidade, porta-malas com boa capacidade e lista completa de equipamentos.

O Bora chega de visual novo para encarar concorrentes como Honda Civic, Toyota Corolla e Nissan Sentra. Na frente, os faróis ganharam desenho mais moderno, abandonando as linhas retangulares. A grade dianteira também mudou e passa a seguir o padrão dos demais modelos da marca, com um vinco em V que se estende até o pára-choque, que agora tem entradas de ar amplas. Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas, que tem sistema de abertura no próprio logotipo. Quem não conhece o carro fica procurando o dispositivo para abrir o compartimento de bagagem.

Como nos outros VW, lanternas ganham elementos circulares. Painel tem instrumentos circulares, que permitem boa visualização


Por dentro, percebe-se o acabamento diferenciado, com materiais de boa qualidade. Os instrumentos do painel circulares têm fácil visualização e os comandos estão bem localizados. O espaço interno é satisfatório para um modelo de porte médio e o porta-malas, com 455 litros de capacidade, é suficiente.

O motor que equipa o Bora é o antigo 2.0 de 116 cv de potência, a gasolina. Ele forma dupla com a transmissão automática Tiptronic de seis velocidades, que se adapta à maneira de dirigir do motorista. No trânsito urbano e na estrada, o conjunto mecânico mostrou que dá conta do recado, mas em determinadas situações, quando a alavanca do câmbio está na posição D, as trocas de marchas não são tão rápidas, retardando um pouco as retomadas de velocidade. Falta um pouco de força também. Mas o problema pode ser minimizado colocando-se a alavanca na posição S, modo esportivo, ou na condição de trocas manuais, nas quais o carro fica mais esperto e responde aos comandos mais rapidamente.

Entre os equipamentos de série do Bora estão direção hidráulica, coluna de direção ajustável em altura e distância, ar-condicionado eletrônico, freios ABS com EBD (distribuidor eletrônico de frenagem), airbag duplo, vidros elétricos, banco do motorista com regulagem de altura, trava elétrica das portas, sistema Isofix no banco traseiro (que permite prender a cadeirinha de transporte de criança) e alarme. O único opcional para o modelo é o teto solar elétrico (R$ 3.720). O Bora 2.0 com transmissão manual tem preço sugerido de R$ 59.790, e o equipado com câmbio Tiptronic, de R$ 63.880.

(*) Jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil