Os carros zero faturados a partir de 1º de abril (e não é mentira) voltarão a sofrer um pequeno reajuste em função da volta de cobrança gradativa do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), entre 1% e 2%, conforme o modelo (veja quadro). O que significa que este mês ainda pode ser uma boa oportunidade para comprar carro novo. Além disso, começa a ser normalizado um dos principais problemas enfrentados desde a explosão de vendas depois da redução do IPI, no fim de maio do ano passado, que foi a falta de carros em estoque. Virou lugar-comum chegar a uma concessionária, procurando determinado modelo e sair com a proposta de um “primo” ou “irmão” da mesma marca e ainda de cor diferente da pensada anteriormente. Mesmo assim, a corrida pelo desconto fez muito consumidor levar o que encontrava e não necessariamente o que queria. Situação inaceitável, tendo-se em vista o pleno período de incentivos do governo, mas que tende a melhorar.
Desde o início deste mês, o caderno Vrum vem pesquisando e a notícia já é melhor. Não é mais impossível encontrar para pronta entrega nem mesmo lançamentos muito cobiçados como o Hyundai HB20 e o novo Ford EcoSport. É preciso ter disposição para procurar e pode ser que a cor e o opcional desejados ainda tenham que ser repensados, mas de qualquer maneira o cenário já está bem diferente de meses atrás e não há justificativa para pagar acima do preço sugerido pela montadora. Outro detalhe para prestar atenção.
HYUNDAI HB20 Caiu no gosto do consumidor, gerando enorme fila de espera, além de cobrança acima do valor sugerido pelo fabricante. O caderno Vrum, no entanto, encontrou unidades para pronta entrega em Belo Horizonte e interior.
FORD A nova geração do EcoSport, lançada no ano passado, ainda tem fila de espera, mas encontrar uma ou outra unidade para pronta entrega não é mais impossível. Em uma concessionárias, da capital e em outra da região metropolitana, encontramos uma unidade da versão FreeStyle prata para pronta entrega e a confirmação de uma preta e uma prata já em trânsito. A nova Ranger também já existe, ainda que em conta-gotas. E o Fiesta Rocam hatch, que chegou a faltar ano passado, agora tem com fartura (detalhe: modelo está em “fim de carreira” e fontes próximas à montadora afirmam que ele só dura até fevereiro de 2014). O sedã é raridade, muito provavelmente em função já de redução de produção. O que realmente acabou é o New Fiesta hatch, que vinha do México e agora será produzido no Brasil e de cara nova. Sua primeira aparição oficial será dia 24, durante show no ABC paulista.
CHEVROLET Com a linha renovada, a marca enfrentou problemas com falta de praticamente todos os modelos, principalmente nas versões topo de linha. Principal lançamento, o Onix ainda tem fila de espera, mas as revendas já dão uma noção de quando o modelo chega (antes, nem isso...). E o novo Prisma, dele derivado, já existe para pronta entrega. Outra raridade era o monovolume Spin. A versão com cinco lugares já é encontrada para pronta entrega em algumas concessionárias. A de sete ainda está mais difícil, mas em uma revenda obtivemos a promessa da chegada de uma unidade em cerca de uma semana.
FIAT O ano começou com estoques magros, com falta até mesmo do Uno Mille (com a morte decretada até 2014, a produção muito provavelmente deve estar reduzida), mas as concessionárias já têm unidades para entregar, ainda que de cor diferente da pedida. “Lenda” continua sendo o Grand Siena, nas concessionárias somente por encomenda. O curioso é que por meio de agências multimarcas é possível conseguir o carro. Freemont e 500 devem começar a aparecer em breve com a liberação da segunda cota de importação do México.
VW Com reestilização prevista para breve, a Saveiro ainda é encontrada com facilidade, mas a Cross sumiu das “prateleiras”. O CrossFox também estava difícil, mas já existe para pronta entrega, ainda que de cor diferente. Com menor disponibilidade (mas também menor procura), o estoque do Gol geração quatro não é dos mais vastos, normal para um modelo que também não deve vingar 2014.
NISSAN Com sérios problemas de estoques, principalmente de March e Versa, a marca não esperou a nova cota de importação do México e os modelos já são encontrados para pronta entrega.
HONDA CRV Virou carro em extinção depois da limitação da cota com o México, mas com a liberação de nova cota (válida desde ontem) em breve deverá estar de volta às revendas e com novidades como a adoção de motor flex.