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Vrum responde: É preciso amaciar o motor, e qual gasolina devo usar?

Caderno Vrum responde dúvidas de leitores. Como esgotar a gasolina do tanquinho de partida a frio? Deixo o câmbio no D ou N ao parar no semáforo? Veja as respostas

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Vrum responde: É preciso amaciar o motor, e qual gasolina devo usar?
Vrum responde: É preciso amaciar o motor, e qual gasolina devo usar? Foto: Vrum responde: É preciso amaciar o motor, e qual gasolina devo usar?

É preciso amaciar motor recém retificado?


RETÍFICA
É preciso amaciar o motor, e qual gasolina devo usar?


Aldenir Dutra da Luz
Por e-mail

O motor do meu Astra 2.0 16V foi retificado. Gostaria de saber quais as dicas para o amaciamento correto do motor, se uso uma gasolina aditivada ou comum com aditivo? Com quantos quilômetros faço a primeira troca de óleo? Qual o melhor óleo?

Aldenir, procure apenas não subir demais os giros nos primeiros 500 quilômetros rodados. Se você tiver confiança no posto de combustíveis, pode usar a aditivada, mas, se não tem certeza, pode comprar o aditivo e aplicar direto no tanque. O óleo mais apropriado e o intervalo de troca são os mesmos indicados pelo fabricante do veículo, mas, como o motor foi retificado, procure fazer a primeira troca nos primeiros 1.500 quilômetros rodados.


COMBUSTÍVEL
Como esgotar a gasolina do tanquinho de partida a frio?


Rafael Perazolli
Por e-mail

Sabendo que combustível tem prazo de validade, como proceder com aquela gasolina do reservatório de partida a frio? No meu carro, a gasolina está ali há mais de um ano e não baixa.

Muito chata essa situação, Rafael. Para prevenir isso, alguns fabricantes fazem com que esse combustível seja gasto em todas as partidas do veículo, não permitindo que envelheça. No caso do seu carro, melhor levar em alguma oficina para que ele seja esgotado. Mas, depois disso, não deixe o recipiente vazio para prevenir o ressecamento das mangueiras e do próprio tanquinho.



CONSUMO
Leitora faz medição e tem dúvida sobre combustível


Renata
Por e-mail

Calculei o consumo do meu Mille 2013 com três tipos de combustível. A média na cidade ficou assim: gasolina, 11,5km/l, vendida a R$ 2,70; etanol, 9,8km/l, a R$ 1,75; e etanol aditivado, 10,4 km/l, a R$ 1,90. O carro tem o indicador de economia e tenho tentado utilizá-lo como dica. Gostaria de saber qual a melhor opção de combustível. Percebi que o meu carro com etanol parece andar mais rápido sem que eu acelere muito e fica mais macio. Já com gasolina, percebo que tenho que acelerar mais para ele andar mais rápido. Caso a melhor opção seja o etanol aditivado, posso só colocar ele, ou tenho que ficar alternando para não prejudicar o motor e os bicos?

Renata, estamos estranhando os números de consumo obtidos por você. Primeiro, porque a relação de consumo do etanol em relação à gasolina é de 85%, enquanto normalmente essa relação fica na casa dos 70%. Segundo, porque você encontrou consumo diferente entre o etanol e o etanol aditivado, o que não deveria acontecer. Não sabemos como você obteve esses números, mas, para encontrar a média de consumo real do seu carro, é preciso ser criterioso, como procurar abastecer sempre num local plano, parar o abastecimento no primeiro clique da bomba, repetir o mesmo circuito (mesma proporção de rodagem na estrada e na cidade). Para encontrar uma média confiável, é preciso fazer a medição, no mínimo, três vezes para cada combustível. Quanto à dúvida do etanol aditivado, o aditivo serve apenas para manter limpa toda a linha de alimentação do veículo (tanque, linha de combustível, bomba e injetores), não influenciando diretamente o consumo. Seu uso já foi contestado porque o etanol tem a propriedade de ser um solvente, ou seja, mesmo sem o aditivo, ele limparia todo esse sistema. Outra coisa, o etanol não suja a linha de alimentação do carro, como a gasolina faz.


COMBUSTÍVEL
Moto muito rodada pode usar gasolina aditivada?


Gustavo Gomes
Por e-mail

Tenho uma moto XR 200, ano 2001. Pode haver algum problema se eu utilizar somente gasolina aditivada?

Gustavo, a gasolina aditivada nada mais é que a gasolina comum com o acréscimo de um aditivo detergente/dispersante que tem a função de limpar todo o sistema de alimentação do veículo (tanque, linha de combustível, bomba e injetores), para impedir a carbonização na câmara de combustão. Não há qualquer problema em usá-la continuamente. Se quiser economizar um troco, use ao menos um tanque de aditivada para dois da comum. Porém, se esta moto não era abastecida frequentemente com aditivada, tome cuidado.


AUTOMÁTICO
Deixo o câmbio no D ou N ao parar no semáforo?


Marcos Vinicius Lopes
Por e-mail

Tenho um Citroën C4 2013 com o chamado câmbio automatizado (modo D e modo manual sequencial). Gostaria de saber se, no caso do câmbio automatizado, eu precisarei “fazer” a embreagem em algum momento da vida do carro e se o correto seria colocar o carro na posição N toda vez que for parar num sinal ou no engarrafamento. A minha dúvida ainda se estende. É possível turbinar um carro automático? Qual a diferença entre um carro aspirado e um turbinado?

Marcos, parece que você se equivocou. O C4 tem câmbio automático, e não automatizado. Sendo assim, você não vai precisar fazer qualquer manutenção na embreagem, já que ele não tem esse componente. Quanto a colocar a alavanca na posição N sempre que parar, não precisa se incomodar. É que o desgaste dos componentes e o aumento de consumo de combustível causados por manter a alavanca na posição D são mínimos. Não há qualquer restrição em se ter um carro com câmbio automático e “turbinado”. A diferença entre um carro turbo e um aspirado é simples. Enquanto no motor aspirado o ar usado na queima do combustível entra naturalmente pela tomada de ar, no motor turbo um compressor consegue enviar uma maior quantidade de ar para a queima, resultando num desempenho superior.