NA CHUVA
Por que sedãs não trazem o impador no vidro traseiro?
Marco Amaral - marcoamaral2011@bol.com.br
Não entendo por que até hoje as montadoras não colocam o limpador de para-brisa no vidro traseiro dos sedãs. Quem tem esse tipo de carro, como eu, sabe a dificuldade de dirigi-los na chuva. Qual o problema em usar este artifício nos sedãs? Trata-se de uma questão de segurança.
Marco, os sedãs não têm o limpador do vidro traseiro pois, ao contrário dos hatches, a aerodinâmica atua favoravelmente a mantê-los limpos. No hatch e na perua, por terem a parte traseira perpendicular ao piso, cria-se uma turbulência que quase "puxa" a sujeira para o vidro. No caso do sedã, basta estar em velocidades um pouco mais elevadas, na rodovia, para que, sob chuva, não caia uma gota de água no vigia.No passado alguns modelos chegaram a ter o equipamento, mas que foram abolidos por se caracterizar zelo excessivo.
SEU BOLSO
Leitor tem dúvidas sobre evisão básica e imposto
Robson Vieira - São João de Meriti - RJ
Estou comprando um Dodge Journey e tive duas dúvidas: posso fazer a revisão básica somente ou sou obrigado a fazer tudo que eles indicam? Afinal, o que é o básico? A segunda questão é se posso emplacar o meu carro em outro estado para pagar menos imposto. Como fazer?
Robson, você tem que levar o carro para as revisões indicadas pelo fabricante no manual do proprietário, onde consta o que é básico. Caso contrário, perde-se a garantia. O valor do imposto é o mesmo em todos os estados. No caso de algum cobrar menos, o Detran do seu estado pode descobrir e obrigar a transferi-lo. O estado de São Paulo já está fazendo isso.
AUTOMÁTICOS
Como fazer para não desgastar os freios em longos declives
Dalva Rocha - dalva_t.r@hotmail.com
Tenho um Kia Sportage 2010 automático. Como devo proceder em declives de longo percurso (28 quilômetros) para não danificar os freios?
Dalva, mesmo seu carro sendo automático, você deve engatar uma marcha mais reduzida para evitar o uso prolongado dos freios. Alguns câmbios automáticos oferecem a possibilidade de escolher um modo em que a marcha não passa da segunda ou terceira.
DÚVIDA
Carro engasga na partida: a gasolina ou a bomba?
Fernando Diego - Mucuri - BA
Todos os dias, quando dou a primeira partida, meu carro fica “engasgando”. Depois de alguns minutos ele volta ao normal. Falei isso para o mecânico, que perguntou que combustível eu estava usando. Respondi que era gasolina. Então ele falou que a bomba de combustível estava perto de “quebrar”. O problema está na bomba de combustível ou na gasolina?
Difícil um diagnóstico à distância, Fernando, mas aparentemente o problema do seu carro é na injeção eletrônica, que tem um afogador automático para evitar o funcionamento irregular quando o motor está frio. Pelos sintomas, é pouco provável que a bomba esteja defeituosa, pois nesse caso o funcionamento seria sempre irregular.
CONSUMO
Sem silencioso o motor gasta mais? E o ar-condicionado?
Willamy Gomes - willamygomes@hotmail.com
Gostaria de saber se um carro sem silencioso consome mais combustível. Outra dúvida: qual a diferença de consumo de combustível com e sem o ar-condicionado ligado?
Willamy, o silencioso pode ou não influir no bom funcionamento do motor, mas depende do projeto específico de cada carro. Quanto ao ar-condicionado não há dúvidas; se estiver ligado, o consumo aumenta.
POUCO EFEITO
Pode-se aditivar a gasolina comum do tanquinho?
Vinicius Eziquiel - vinicius.eziquiel@gm.com
Posso adicionar aditivo para gasolina no reservatório de partida a frio do meu veículo?
Vinícius, se você quiser abastecer com a gasolina comum e aditivá-la você mesmo, nenhum problema. Entretanto, são quantidades tão ínfimas de gasolina que pouco efeito haverá no motor. O que se indica mesmo para o tanquinho da partida a frio é a gasolina Podium, que se encontra em alguns postos BR, pois tem durabilidade muito maior que a comum, mesmo aditivada.