NO ÓLEO
Os aditivos de lubrificante
cumprem o que prometem?
Vinícius Prado Menezes
Itabirito – MG
Sou proprietário de um VW Fox 1.0 e gostaria de saber se o lubrificante Militec 1 é realmente benéfico ao motor e se cumpre o que promete: aumenta a potência, diminui o consumo e protege as partes metálicas do motor, evitando desgastes. Ele pode ser usado no motor do meu carro?
Em princípio, Vinicius, não há necessidade de aditivar o óleo do motor, que já vem com os aditivos necessários para seu bom funcionamento. Existem alguns produtos que anunciam uma redução de atrito e até a recomposição de desgaste das partes móveis. Há alguns estudos que comprovam a atuação positiva de alguns deles e nada efetiva de outros. Não testamos o Militec e não podemos atestar nada, mas o produto já foi experimentado em algumas frotas em vários países, com resultados aparentemente positivos.
AR-CONDICIONADO
Temperatura e velocidade do
ventilador afetam o consumo?
Giordane Marques Caixeta
giordanemarques@gmail.com
Tenho um VW Fox 1.6 2012 e gostaria de saber se, uma vez ligado o ar-condicionado, qual a interferência do seletor de temperatura e da velocidade do ventilador no consumo de combustível. A prática de ligar e desligar o ar é indicada?
Giordane, no ar-condicionado moderno o compressor geralmente não desliga. A temperatura mais alta ou mais baixa é obtida com a passagem de mais ou menos água quente, de modo que não há praticamente interferência no consumo do motor. Não se deve também ligar e desligar o ar com frequência, pois componentes do sistema podem ser afetados.
RECIRCULAÇÃO
Leitor se queixa de que o ar do
seu Voyage capta o cheiro da rua
Carlo Domenico
carlodomenico@gmail.com
Adquiri um VW Voyage e depois de cinco meses ele apresentou problemas no ar-condicionado, que puxa todo o cheiro da rua. Então, se eu estiver atrás de um caminhão de lixo e com ar-condicionado ligado, estarei respirando lixo?
Mas o ar que é resfriado vem da rua mesmo, Carlo. Então, quando tiver um caminhão de lixo na sua frente, você liga o sistema de recirculação de ar, que impede a entrada do ar externo. Mas não deixe o ar recirculando por mais de 10 minutos. Renove-o!
MITO OU VERDADE?
Modelos 16 válvulas usados
viraram mico de mercado?
Canuto
gr.canuto@bol.com.br
Por que, de forma geral, os carros usados com 16 válvulas são mais baratos e ninguém quer comprá-los?
Canuto, isso é um estigma que ficou dos primeiros modelos de 16 válvulas que vieram para cá, que apresentavam pouco torque em baixas rotações. Isso obrigava o motorista a acelerar mais e, consequentemente, aumentava o consumo. Os modelos de 16 válvulas atuais evoluíram muito e praticamente não apresentam tal característica.
VALE A PENA?
Vitrificação da pintura em
um carro zero-quilômetro
Eliana Claudino de Lima
São Paulo
Estou comprando um Chevrolet Celta zero-quilômetro na cor sólida. A concessionária me ofereceu o serviço de vitrificação, que, segundo o funcionário, não sai mais de fábrica e virou um acessório. Antes de aceitar o serviço gostaria que vocês me esclarecessem se isso procede.
Eliana, vitrificação em um carro zero é picaretagem. O serviço só vale a pena depois que a pintura original perdeu o brilho, depois de um ou dois anos, dependendo da maior ou menor exposição ao sol.
FREIOS ABS
Mesmo com frenagem suave e com
baixa velocidade, pedal trepida
Felipe Queiroz Santos.
Itajubá – MG
Tenho um Fiat Palio Sporting 2012/2013 com freios ABS. Às vezes, quando vou atravessar um cruzamento, piso no freio bem de leve e a uma velocidade bem baixa (menos de 20km/h) e o pedal dá uma trepidada. Isso é normal nos freios ABS? Pelo que sei, o pedal deve trepidar somente em altas velocidades e em freadas bruscas.
Felipe, o pedal deve tremer apenas quando o sistema ABS está atuando, ou seja, quando ele percebe que a roda vai travar e aí alivia a pressão para que isso não aconteça. É isso que causa tal reação no pedal. Se o pedal trepidar em qualquer outra situação algo está errado e pode ser problema nos discos ou tambores de freio. Neste caso, é melhor você procurar uma oficina de confiança.