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MECÂNICA
Mais dúvidas sobre retífica e análise de motor a diesel

Paulo Dopke
paulinhodopke@hotmail.com


Ouvi falar, e não foi pouco, que algumas montadoras fabricaram modelos cujos motores não podem ser retificados. É verdade? Existe uma maneira eficaz de saber quando um motor a diesel está bom ou ruim?

Sim, Paulo, existem alguns raros casos em que a retífica é cara e complicada, mas não impossível. Se o motor baixa a pressão e queima óleo, perde potência, aumenta o consumo e não funciona bem, sem qualquer causa específica, é porque já está com o pé na cova.

INDIGNADO
Por que o preço da picape importada subiu tanto?


Ronaldo Bispo de Oliveira
São Paulo


A Dodge lançou no Brasil a RAM 2500 com o preço de R$ 149.900 e estava vendendo igual água. Fui ver o carro e gostei muito. Mas quando resolvi fechar o negócio, fui informado sobre um aumento de 13,35% no preço, que subiu para R$ 169.900. O motivo seria o novo tratado do Brasil e do México. Você não acha isso um absurdo? Por que isso só ocorre no Brasil? Por que tanta ganância das montadoras?

Caro Ronaldo: preço de carro importado no Brasil está sujeito às variações do dólar, ao lucro pretendido pelo importador e pelo humor do governo. No caso dos carros mexicanos, o estabelecimento de cotas foi o principal vilão, pois quando elas se esgotam a importação passa a pagar impostos que não eram cobrados pelo acordo. Mesmo assim, a Chrysler reduziu o preço de tabela de vários de seus produtos no Brasil.


MANUTENÇÃO
Qual o prazo correto para trocar o óleo da moto?

Renato Franco
Uberlândia

Tenho uma moto 150cm³ e todos os mecânicos que consultei disseram que devo trocar o óleo da moto a cada mil quilômetros, mas no manual está especificado que a troca deve ser feita a cada 4 mil quilômetros. Por que essa diferença?


Renato, se a sua moto é uma Honda CG 150 Titan, o manual do fabricante indica a primeira troca aos mil quilômetros e as demais em intervalos de 4 mil quilômetros. Porém, se a utilização for em deslocamentos curtos, no para e anda no trânsito urbano, intercalados com pausas, semelhante à atividade do motofrete, onde o motor nem sempre atinge a temperatura ideal de funcionamento, equivale a uso severo. Como o óleo afeta diretamente o desempenho e a durabilidade do motor, além do relativo baixo custo do litro (capacidade do cárter da CG 150 Titan), a antecipação das trocas nessa situação é prática adotada para resguardar a integridade do motor e prevenir custos maiores.


COMPRA
Leitor quer informação sobre taxa de importação


Atos Filipe
atos_mito@hotmail.com

Gostaria de saber qual a taxa de importação de uma picape Ford Superduty que custa US$ 29.455 nos Estados Unidos.


Oi, Atos. Se você pretende importar particularmente essa picape, pois a Ford não a traz dos EUA, pode calcular que ela chegará aqui por cerca de três vezes o preço da concessionária, computando todos os impostos, mais transporte, seguro, despachante etc. Ou seja, no entorno de US$ 80 mil.


RETÍFICA
Motor pode passar dos 150 mil quilômetros?

Marcelo Coimbra de Ávila
coimbra.avila@gmail.com


 

Sou proprietário de um Ford Fiesta 2001 com 138 mil quilômetros rodados. Vários amigos falaram que o carro não passa dos 150 mil quilômetros sem fazer retífica no motor. Isso é verdade? Faço as trocas de óleo sempre dentro do prazo e a revisão do motor uma vez ao ano.

Oi, Marcelo. A durabilidade de um motor é muito variável. Primeiro porque, em função do projeto, qualidade de materiais, manufatura etc., já existe uma durabilidade maior ou menor. Mas, além disso, contam também o tipo de manutenção, o estilo de dirigir do motorista, as condições ambientais onde o veículo é usado etc. O mínimo considerado razoável para qualquer motor a combustão interna é de 100 mil quilômetros, mas há casos em que eles chegam próximo a um milhão de quilômetros. Não existe o que falaram a você, de que o seu motor "não passa" de 150 mil quilômetros. Ele pode durar menos, mas pode ir além.